Pesquisa Exame/Ideia com eleitores do Rio Grande do Sul divulgada nesta quinta-feira (16) mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa do primeiro turno da eleição no estado.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados a quem participa da pesquisa, Bolsonaro somou 39% das intenções de votos do gaúchos, enquanto que Lula somou 30%, de acordo com a pesquisa.
Na terceira colocação entre os gaúchos fiou Ciro Gomes (PDT) com 9%. A quarta colocação ficou com a senadora Simone Tebet (MDB) com 4%. Os demais pré-candidatos a presidente somaram juntos pouco mais de 4%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Bolsonaro também ficou à frente de Lula. Veja abaixo:
Pesquisa estimulada
- Jair Bolsonaro (PL): 39%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 30%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Simone Tebet (MDB): 4%
- Luiz Felipe d’Ávila (Novo): 2%
- Sofia Manzano (PCB): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 0,3%
- André Janones (Avante): 0,2%
- Luciano Bivar (União Brasil): 0,1%
- Nulo/branco/nenhum: 6%
- Não sabe: 9%
Pesquisa espontânea
- Jair Bolsonaro (PL): 31%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 24%
- Ciro Gomes (PDT): 5%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- Luiz Felipe d’Avila (Novo): 2%
- João Dória (PSDB): 1%
- Sofia Manzano (PCB): 0,1%
- André Janones (Avante): 0,1%
- Nulo/branco/nenhum: 9%
- Não sabe/não respondeu: 26%
Metodologia da pesquisa
O instituto Ideia entrevistou, por telefone, 1.000 eleitores do Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 15 de junho. O levantamento foi contratado pela revista Exame e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-07314/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
As informações são da Gazeta do Povo