Na noite da última quinta-feira (8), o grupo político da atual administração de Guaíra, esteve reunido para dar o primeiro passo às eleições de 2024.
A reunião, realizada na ACEG e com a presença de aproximadamente 400 pessoas, iniciou com a fala do prefeito Heraldo Trento, que enalteceu o serviço público e agradeceu a todos os gestores que fizeram parte da história de Guaíra.
Na sequência, esclareceu alguns pontos importantes, como as negociações para a implantação do hospital regional em Guaíra, um novo tratado de Itaipu Binacional e a questão indígena.
“Essa reunião tem o objetivo claro de formar um grupo de trabalho que traçará nos próximos meses uma campanha regida por muita seriedade e organização. Com foco em continuar a trabalhar pelas demandas deste Município e apresentar nomes para as próximas eleições que tenham o mesmo compromisso e responsabilidade que a atual gestão tem demonstrado ao longo do mandato. Para isso, é necessário agradecer e reconhecer que ninguém faz nada sozinho ou ao acaso; apenas continuamos um trabalho desenvolvido por outros gestores na busca incessante de ampliar as conquistas para este município. E com isso, quero dizer que, enquanto alguns criticam ou falam inverdades, afirmo, eu não estou aqui a passeio, eu trabalho. Deixo bem claro a todos que o assunto da questão indígena tem sido um grande desafio. Requer uma “costura” para se chegar a um acordo. A estratégia para o sucesso desse acordo requer pouco alarde, muito diálogo, bons relacionamentos e respeito. E assim, desta forma, avançamos muito nesta questão. Caminhamos rumo a uma solução pacífica, sem expropriações, onde as comunidades possam ter seu espaço e os proprietários seus direitos garantidos, respeitando o desenvolvimento da cidade”, falou Heraldo Trento.
Heraldo enfatizou que, até o momento, a coligação conta com 3 partidos confirmados: PSD, PP e União Brasil.
Também estão em tratativas finais com o PL e conversas com outros 3 partidos. Os presidentes dos partidos, João Fernando Grecillo do PSD, Fabiano Melanias Raddatz do PP, Givanildo Tirolti do União Brasil e Solange Eloy do PL, foram apresentados com o objetivo de deixar as “portas abertas” para filiações.
Na sequência, o advogado, presidente do PSD, João Fernando Grecillo, apresentou o calendário eleitoral, onde explicou as datas limites para filiações, troca de partidos, registros de pré-candidaturas, período de convenções, propagandas, entre outros tópicos.
O ponto alto da noite certamente foi quando o Heraldo Trento apresentou Gileade Osti, atual vice-prefeito de Guaíra, como sugestão para pré-candidato a prefeito de Guaíra. Ele pediu que fosse realizada uma votação, onde Gileade Osti foi aclamado com muitos aplausos e votos em unanimidade como o pré-candidato a prefeito de nossa cidade.
A escolha do pré-candidato a vice-prefeito também foi um dos assuntos abordados.
Houve uma votação para saber se os presentes concordavam em ter um nome fora do grupo ou não. A votação unânime prezou para que se escolha um nome que já faça parte do grupo.
Trento enfatizou que esse será o primeiro critério de escolha, entre outros que serão discutidos com o Grupo.
Não era segredo que o nome mais cotado para disputar as eleições para o cargo de prefeito seria Gileade Osti.
Gileade iniciou na vida política em 2012, como ele mesmo relembrou em sua fala, por um convite do ex-prefeito Fabian Persi Vendruscolo, o qual ele agradeceu.
Gile realizou um excelente trabalho como Diretor de Cultura, onde conseguiu destaque por seu perfil carismático, que preza bons relacionamentos.
Com isso, seguiu para ser Secretário de Turismo, Vereador (líder do Grupo na Câmara), Chefe de Gabinete e atual Vice-Prefeito, cargo que tem defendido com maestria, com uma expressiva atuação, lado a lado do Prefeito Heraldo Trento.
Assim, sempre com muita humildade e comprometimento acima do esperado, Gileade conquistou a confiança do Grupo.
Gileade preza pela continuidade do trabalho desenvolvido pelo atual prefeito. É bem articulado e relacionado e segue os passos de Heraldo na busca incessante de projetos que viabilizem o crescimento de Guaíra, sem esquecer das demais áreas que fortalecem a sociedade guairense.
Com esse currículo, já era nítido que Gileade seria o escolhido pelo Grupo. Heraldo sempre ressaltou isso em seus pronunciamentos, onde diz que Guaíra não tem um prefeito, mas sim, dois.
Em conversa com o pré-candidato, Gileade reforça que o grupo está ciente de que Guaíra passa por mais um momento delicado e preocupante, em relação à questão indígena. Afirmou que esse passo, em anunciar sua pré-candidatura, tem o objetivo de otimizar o tempo para que possam fazer um pleito eleitoral de forma organizada e com compromisso de trabalhar arduamente para que a continuidade dos trabalhos já conquistados por esse grupo não se perca.
Portal Guaíra com Assessoria