O presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, afirmou que tem dois “bons candidatos” dentro do partido para disputar a Presidência da República, referindo-se a Ratinho Junior, governador do Paraná, e ao mais novo filiado da sigla, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.
“Nós devemos ter um esforço pra ter uma candidatura própria. O que aumenta muito a chance de termos uma candidatura própria é que temos dois bons candidatos à Presidência da República. O Eduardo e o Ratinho são duas pessoas que é um privilégio de qualquer partido tê-los como seus filiados”, afirmou Kassab em coletiva de imprensa após a filiação de Leite ao PSD, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (9).
Eduardo Leite afirmou, inclusive, que aspira e tem disposição para disputar a presidência.
“Aspiro e tenho disposição para liderar uma candidatura presidencial […] Se entender que há na minha pessoa, na minha figura, a possibilidade de liderar esse projeto, digo a todos, não apenas não tenho medo, como tenho vontade, disposição, apetite e desejo”, declarou o gaúcho.
O governador deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após 24 anos. Segundo ele, não foi uma decisão simples, mas desejou sucesso a legenda tucana.
“Minha saída não é um rompimento com esses valores. Ao contrário, sigo guiado por eles”, afirmou Leite em nota divulgada à imprensa. “O próprio PSDB vive um novo momento, refletindo sobre seus rumos e discutindo uma possível fusão com o Podemos. Desejo muito sucesso a essa trajetória e a todos os que a integram. Que seja um caminho exitoso”.
Em entrevista à CNN no ano passado, quando a filiação de Leite ainda era sondada, Kassab destacou que Ratinho Júnior só não seria candidato ao Planalto em 2026 se ele não quisesse.
“Primeiro, nós temos um consenso no partido hoje, que se tivermos candidato, o Ratinho só não será candidato se não quiser, se tivermos”, disse o presidente do PSD na época.
Portal Guaíra com informações da CNN