O candidato governista Santiago Peña, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai. A eleição no país vizinho ocorreu neste domingo (30).
Com quase 93% das urnas apuradas, Peña alcançou 43,04% dos votos, enquanto seu principal adversário, Efraín Alegre, chegou a 27,49%. Diferentemente do que ocorre no Brasil, não há segundo turno no Paraguai.
O cenário mostrou um erro nas pesquisas de intenção de voto. Um levantamento da AtlasIntel realizado neste domingo mostrava um empate técnico, com Efraín Alegre levemente à frente de Peña, com 37,6% a 36% (margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos).
Com o resultado, o Partido Colorado segue sua hegemonia na política paraguaia, com uma breve interrupção entre 2008 e 2012, quando o esquerdista Fernando Lugo ocupou a presidência do país vizinho. Ele deixou o cargo após um processo de impeachment.
As eleições no Paraguai são de grande interesse para o governo brasileiro, já que os dois países são proprietários da usina hidrelétrica de Itaipu. Durante a campanha eleitoral, Peña não foi muito explícito sobre qual seria sua postura em relação às negociações do tratado da binacional.
Portal Guaíra com informações da CNN