Um veículo prata tentou, por volta das 11h30 da manhã de terça-feira (26) fugir de uma abordagem da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Nele estavam 128 aparelhos celulares trazidos do Paraguai. O montante corresponde no câmbio atual a mais de R$ 314 mil.
Após passar pelo viaduto da Av. Juscelino Kubitscheck, o veículo fez um retorno e entrou na marginal da BR-277, que dá acesso ao bairro Jupira. Neste momento, equipes da Receita Federal de Foz do Iguaçu, que já faziam o acompanhamento tático, conseguem dar a ordem de parada e fazer a abordagem. A equipe do Grupo Tarobá de Comunicação acompanhou a situação com exclusividade.
No veículo estavam três pessoas, dois homens e uma mulher. Um dos homens demonstrou comportamento exaltado. Todos, junto com o veículo, foram levados até a Receita Federal de Foz do Iguaçu para averiguações.
Segundo informações de contagem, repassadas pelo Chefe da Comunicação da alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu, Neri Antônio Parcianello, os celulares, a maioria de marcas muito conhecidas, ultrapassam o total de R$ 314 mil. Os três ocupantes do veículo foram encaminhamos a Polícia Federal, onde serão autuados por desobediência, resistência e descaminho.
Trazer eletrônicos do Paraguai para comercialização, sem a devida declaração junto à Receita Federal do Brasil, pode configurar crime de descaminho, com pena de até quatro anos de reclusão.
O limite máximo de compras no Paraguai sem taxação, é de U$$ 500 por pessoa. Acima deste valor, a taxa é de 50% sobre o excedente.
Portal Guaíra com informações da Tarobá