Os atrativos turísticos da Itaipu Binacional tiveram um aumento na visitação de 83% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado na quinta-feira (2) pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do setor.
No total, visitaram a usina 39.521 pessoas, ante 21.625 registradas em fevereiro de 2022. Os passeios com maior crescimento foram o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), com aumento de 194%, seguido pela Itaipu Panorâmica (44%) e a Itaipu Especial (26%).
Na comparação com fevereiro de 2019, antes da pandemia de covid-19, o crescimento foi de 9,1%. Esse índice contempla todos os passeios, incluindo opções não ofertadas hoje, como o Ecomuseu, que hoje está fechado para reforma. Entretanto, se compararmos apenas os passeios ativos em 2023, o aumento chega a 45%.
No acumulado do ano, período de alta temporada e férias escolares, Itaipu recebeu 105.446 pessoas, salto de 57,9% em relação aos meses de janeiro e fevereiro de 2022 (com 66.774 visitantes). Vale destacar que os números não contemplam as visitas institucionais e a movimentação de turistas na margem paraguaia da usina.
De acordo com o CTI, parte do resultado de fevereiro foi impulsionado pela movimentação turística no feriado prolongado de carnaval, de 25 a 28 de fevereiro, que teve um desempenho 24,43% superior à expectativa do setor – totalizando 12.443 visitantes.
Outra atração da usina que está atraindo os turistas – e também moradores de Foz do Iguaçu e região, é o vertedouro, aberto desde o dia 14 de janeiro. A área técnica de Itaipu estima que o vertimento continue até pelo menos o próximo dia 11 de março (sábado).
No Refúgio Biológico Bela Vista, o destaque são os filhotes de onça-pintada que nasceram dentro do programa de reprodução da empresa e que podem ser vistos pelos turistas que visitam o local.
Portal Guaíra via Assessoria