Na segunda-feira (28), a Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG) realizou uma reunião de trabalho para discutir um tema de grande relevância para a região: as invasões de terras produtivas nos municípios de Guaíra e Terra Roxa.
O encontro reuniu diretores da entidade, representantes do Executivo e do Legislativo, lideranças empresariais, membros da imprensa e convidados. Também estiveram presentes representantes de dois importantes órgãos ligados ao desenvolvimento do Oeste do Paraná: a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR) e o Programa Oeste de Desenvolvimento (POD).
A abertura do evento ressaltou a importância do diálogo e da colaboração entre os diversos setores da sociedade para enfrentar esse desafio. A presidente da ACIAG, Sabrina Aquino, destacou que o objetivo não era promover conflitos, mas sim buscar soluções eficazes para garantir a segurança jurídica e o desenvolvimento sustentável da região.
O médico Henrique Triches, que teve suas terras invadidas em junho de 2024, fez um relato emocionado sobre o impacto da ação em sua vida e na de seus familiares. O prefeito Gileade Osti apresentou um panorama das invasões e os impactos socioeconômicos, ambientais e fitossanitários decorrentes.
O presidente da CACIOPAR, Reni Fernande Felipe, foi um dos principais interlocutores do encontro. Em sua fala, enfatizou a necessidade de organização e mobilização para enfrentar a questão. “Precisamos elaborar um documento hoje, uma ata que possamos levar ao governo do estado, aos agentes federais, deputados e senadores para sensibilizar as autoridades. Essa é uma pauta que nunca pode ser deixada de lado”, afirmou.
Alci Rotta Jr, presidente do POD, reforçou a urgência de uma ação rápida e eficaz, colocando-se à disposição de Guaíra. “Precisamos envolver o governo do estado e os agentes federais com urgência para reforçar a necessidade de um posicionamento firme das autoridades estaduais e federais”, destacou.
Sabrina Aquino da ACIAG, ressaltou que a iniciativa do encontro visa abrir uma nova frente de defesa para Guaíra e Terra Roxa. “Temos agricultores engajados e algumas figuras políticas realizando um excelente trabalho de defesa. Nossa ideia agora é trazer a CACIOPAR, o POD e a FACIAP, entidades representativas do setor, para atuarem em conjunto na defesa de Guaíra”, explicou.
Ao final da reunião, ficou decidido que será elaborado um documento oficial conjunto para ser entregue à Casa Civil do Governo do Estado e a outros órgãos competentes, com o objetivo de cobrar providências rápidas e eficazes. A intenção é entregar esse documento diretamente ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, em Foz do Iguaçu, entre os dias 12 e 14 de fevereiro no Paraná Mais Cidade, um programa do Governo que tenta aproximar a capital ao interior do Paraná.
A expectativa da ACIAG não é que essa reunião resolva imediatamente o problema das invasões de terras em Guaíra, mas que fortaleça a mobilização em defesa da cidade, pressionando as autoridades para que uma solução definitiva seja encontrada.
Portal Guaíra com Assessoria