Na manhã da última terça-feira (29), o Auditório da Base Comunitária de Segurança de Nova Andradina foi palco da reunião ordinária bimestral do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV), Polo Nova Andradina.
O encontro contou com a presença de diversas instituições de segurança pública de Mato Grosso do Sul e do Estado do Paraná, reunidas para debater estratégias conjuntas no combate à criminalidade nas regiões de fronteira e divisa entre os estados.
Representantes da Polícia Militar (CPA-5, 8º BPM, BPMRu, BPMR e PMA), do Corpo de Bombeiros Militar (8º GBM), da Polícia Civil (Delegacia Regional e delegacias subordinadas), do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), da Coordenadoria Geral de Perícias, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e do Departamento Municipal de Trânsito de Nova Andradina estiveram presentes.
Também participaram representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que atuam nas regiões limítrofes com Mato Grosso do Sul.
O principal objetivo da reunião foi discutir crimes locais, interestaduais e transnacionais que afetam ambos os estados, além de reforçar a importância da integração das forças de segurança para ações mais eficazes no enfrentamento da criminalidade.
A troca de experiências e o alinhamento de estratégias são fundamentais para garantir maior eficiência nas operações conjuntas em áreas estratégicas de fronteira.
A Secretaria-Executiva do GGI-FRON-DIV/SEJUSP/MS coordenou os trabalhos e ficou responsável por registrar as sugestões apresentadas pelos gestores regionais e locais das instituições presentes.
As contribuições servirão como base para o planejamento de ações integradas que visam fortalecer a segurança pública e a cooperação entre os estados.
Portal Guaíra com Assessoria