O Município de Guaíra, via SEMAIM — Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou investimentos no CCA — Centro de Controle Animal para adequação de um recinto para os felinos.
Conforme o médico veterinário e coordenador de Fiscalização Ambiental, o ambiente foi baseado no conceito de enriquecimento ambiental visando o bem-estar psicológico e fisiológico dos animais. O recinto possui local para abrigo, tronco de árvore, plataformas, brinquedos, vegetação e caixa de areia. Este ambiente oferece uma diversidade de estímulos sensoriais, cognitivos, físicos e sociais com outros animais e pessoas.
O veterinário acrescenta que os gatos são caçadores por excelência, predadores com reflexos aguçados. Desta forma, possuem necessidades comportamentais específicas. Animais que tem oportunidade para desenvolver suas habilidades naturais são mais saudáveis. O enriquecimento ambiental para gatos estimula eles a se exercitarem mais, fazendo com que fiquem com a estrutura musculoesquelética em forma. Animais que tem oportunidade de desfrutarem de experiências positivas, geralmente ficam mais confiantes, dóceis e felizes. Já gatos que não recebem estímulos e vivem em ambientes monótonos tem mais pré-disposição em desenvolver estresse crônico. Este estresse pode levar o animal a diminuir a resposta imunológica ficando mais suscetíveis a, doenças, praticar automutilação, apresentar comportamentos estereotipados, buscar o isolamento, perda de apetite e apatia. Em casos mais graves o estresse crônico pode levar o animal a desenvolver doenças cardíacas e morte súbita.
O secretário da SEMAIM destaca que, embora inaugurado em 2021, o CCA ainda recebe diversos investimentos com o intuito de adequá-lo às necessidades de melhorias visando o bem-estar animal. Gradualmente e conforme o orçamento disponibilizado, a equipe avança na ambientalização do espaço, que já é referência para outras cidades e instituições.
A equipe ainda agradece e parabeniza o apoio de todos os colaboradores envolvidos no excelente trabalho prestado no CCA.
Assista ao vídeo completo:
Portal Guaíra via Assessoria