No último domingo (26), a Comunidade Rural Maracaju dos Gaúchos foi palco da 4ª edição da Expo Maracaju e da 63ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Caravaggio. Organizado pelos dedicados moradores locais, o evento atraiu milhares de visitantes que aproveitaram um dia repleto de atividades e celebrações.
A festa, iniciada em 1959, ano que inaugurou o prédio da igreja da vila , ainda em madeira, foi renovada há quatro anos com a criação da Expo Maracaju, um espaço dedicado a exposições e negócios.
A programação do domingo começou com a abertura da 4ª Expo Maracaju, que contou com 28 empresas expositoras.
A novidade deste ano é que a a comunidade que realiza há 65 anos duas festas em alusão a duas santas (Nossa Senhora do Caravaggio no último final de semana de maio e Nossa Senhora de Medianeira de todas as graças no primeiro final de semana de dezembro), nesta edição passa a ser apenas uma festa em louvor as duas santas juntas. Então a procissão seguida de missa, pela primeira vez contemplou as duas santa.
Enquanto isso, os preparativos para o tradicional almoço com churrasco, maionese, farofa, arroz e saladas estavam em ritmo acelerado. O almoço foi um grande sucesso, 1.500 kilos de carne e 300 kg de maionese foram comercializados para centenas de pessoas presentes e também para aqueles que levaram para casa o famoso churrasco.
À tarde, a banda Balanço Campeiro animou o público com um mate baile que durou até o final do dia para a alegria dos participantes.
O evento também marcou a inauguração da Praça Central da Comunidade Maracaju dos Gaúchos. Este espaço, que há anos serve como ponto de encontro e celebração. A Praça tinha formato antigo, com estacionamentos que não cabiam mais os carros atuais e também dificultava a expansão de eventos de exposição como a Expo Maracaju. O espaço recebeu um investimento de R$ 797.000,00. A obra foi planejada pela Secretaria de Planejamento do Município de Guaíra e executada sob a supervisão da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, que teve como engenheiro responsável , sr Brian Felipe.
As melhorias incluíram a ampliação da praça e a implementação de medidas de acessibilidade, que a tornou mais inclusiva e agradável para todos. Essas mudanças respondem às solicitações dos moradores e visam proporcionar um espaço adequado para as grandes festas religiosas que atraem tanto devotos quanto expositores.
O Município de Guaíra, por meio das Secretarias de Planejamento, Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Emprego, apoiou integralmente a realização da Expo Maracaju.
História e Tradição
A Comunidade Maracaju dos Gaúchos foi colonizada por agricultores do sul do Brasil e é uma das mais ativas em Guaíra. A partir de 2024 passa a realizar uma grande festa no lugar de duas. Essa festa é em louvor a Nossa Senhora do Caravaggio, e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Ambas as imagens das santas foram trazidas por famílias pioneiras. A 1 Imagem da Nossa Senhora de Caravaggio chegou aqui em 1957 com a família Giacomin. A 1 imagem de Nossa Senhora de Medianeira de todas as graças chegou pelas mãos da matriarca da família Vanin, dona Laura Vanin. Em 1960 o sr Angelo Rosset, chegou com sua família no Maracaju dos Gaúchos e trouxe a 2 imagem da Nossa Senhora do Caravaggio, trazida por seu pai da Itália. A imagem de Nossa Senhora de Medianeira de Todas as Graças e a Nossa Senhora do Caravaggio trazido pela família Rosset perduram até os dias de hoje na Igreja da comunidade.
A imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, muito devotada em Guaíra, foi trazida há seis décadas pela família Rosset, vinda de Farroupilha, RS. A devoção a esta santa remonta a uma aparição em Caravaggio, Itália, em 1432, em que Nossa Senhora apareceu à camponesa Joaneta, com um pedido paz e penitência.
Os imigrantes italianos trouxeram essa devoção ao Brasil. Em 1879, em Farroupilha, RS, construíram um oratório que rapidamente se tornou um local de peregrinação e culto a Nossa Senhora de Caravaggio. Este local se transformou no atual Santuário de Caravaggio, atrai milhares de devotos anualmente.
A Expo Maracaju e a inauguração da Praça Central reforçam a união e a dedicação da Comunidade Maracaju dos Gaúchos em manter vivas suas tradições, ao mesmo tempo em que proporcionam um espaço moderno e acolhedor para todos os visitantes e moradores.
Essa festa faz parte do calendário de eventos do Município de Guaíra, bem como a Igreja construída em 1959 e revitalizada em 1972 é parte do roteiro de Turismo Religioso e a comunidade Maracaju dos Gaúchos faz parte do Turismo Rural.
Portal Guaíra com Assessoria