Foram anos de espera, pois tinha uma pandemia no meio do caminho, no meio do caminho havia uma pandemia. Mas as retinas dos guairenses poderão finalmente contemplar mais uma vez a Festa das Nações, o maior evento beneficente do Paraná.
E tudo continuará do ponto de onde o plano foi subitamente interrompido. A 44ª Festa das Nações, que seria realizada em 2020, estava sendo planejada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter, antes dos acontecimentos que fizeram a Terra parar por um bom tempo.
Três longos anos depois, caberá ao mesmo secretário Adriano (e ao mesmo prefeito Heraldo Trento) lançar oficialmente, amanhã, 01º de março, a tão aguardada – e adiada – 44ª edição do maior evento municipal.
Em entrevista ao Portal Guaíra, o presidente da Comissão Central Organizadora e vereador licenciado falou sobre a festa, seu trabalho à frente da pasta econômica e sobre sua possível volta à Câmara.
Sonho interrompido
“Ser nomeado para presidir um evento deste porte é uma realização pessoal. Fui devolvido ao posto que havia conquistado em 2020 e agradeço ao prefeito Heraldo Trento pela confiança. Meu maior objetivo é arrecadar o máximo possível para todas estas entidades beneficentes que tanto merecem”, afirma Richter.
De acordo com ele, a festa tentará agradar jovens, adultos e idosos, mas será uma espécie de volta às origens quanto ao formato. “A pedido das entidades beneficentes, não teremos a Fronteira do Leite. A ideia é fazer com que as pessoas permaneçam o máximo possível na parte de cima do Centro Náutico Marinas”, explica.
O espaço, aliás, está todo reformado. “Temos agora as barracas climatizadas, realizamos uma reforma completa. Vale lembrar que as associações cuidam dessas barracas e o dinheiro que ali circula é primordial para o seu sustento. Por isso o foco no comércio nos pavilhões”, resume.
Shows
De 28 de abril ao dia 01º de maio, pessoas de Guaíra e região poderão prestigiar o sempre celebrado parque gastronômico guairense, além de artistas locais e os shows de nível nacional. “Os shows maiores serão de graça e realizados na parte de baixo do Centro Náutico. Só não posso ainda divulgar os nomes”.
Apesar de gratuitos, haverá a comercialização de camarotes para eventuais interessados.
Além das apresentações musicais, a festa contará com exposição comercial e Parque de Diversões.
Prêmios em dinheiro
Para quem é fã do tradicional show de prêmios, uma novidade em meio a uma festa que celebra as raízes. Pela primeira vez na história a premiação será em dinheiro. E não é pouco dinheiro: 50 mil, 20 mil e 10 mil reais para os sortudos.
Aproveitando o ensejo…
Adriano também aproveitou a conversa para comentar sobre antigas lutas que finalmente parecem estar chegando ao fim. Ou melhor, batalhas que ao se extinguirem colocam Guaíra num bom começo. Trata-se da efetivação da primeira loja franca, que está prestes a ser instalada no anexo do Hotel Trento. “Organizamos um grande evento em 2013 para falarmos sobre os free shops. Muita gente duvidou, mas nós sempre acreditamos e agora, dez anos depois, estamos vendo isso começar a se tornar realidade. O comércio guairense poderá finalmente pensar em lutar em pé de igualdade com relação aos preços praticados no Paraguai”, crava.
A cereja do bolo, no entanto, ainda está em fase burocrática. Trata-se do novo Parque Industrial, um empreendimento milionário que o governo aposta para fomentar novos empregos. “Espero que até o final do ano tenhamos todas as licenças para iniciarmos a obra. E já temos várias empresas interessadas”, projeta.
Câmara de Vereadores
Eleito em 2020, Adriano Richter aceitou o convite para reassumir uma pasta que já comanda há mais de uma década, incluindo passagens em outras gestões e outros prefeitos.
Tal continuidade, porém, ao que tudo indica, pode ter seu ciclo fechado. É que o vereador licenciado pretende assumir de vez sua cadeira no Legislativo. “Muitas pessoas não entenderam o porquê de eu ter vindo para o Executivo. Ora, achei que tinha uma oportunidade ímpar de concluir alguns projetos trabalhando com o prefeito Heraldo. E eu estava certo. Estamos na iminência de entregar obras de grande porte, antigos sonhos. Só que eu também tenho a vontade de legislar, fiscalizar, ser um bom vereador. E acho que em breve vou assumir o meu mandato”, conclui.
Mas antes tem uma festa no meio do caminho. No meio do caminho existe uma festa.
Portal Guaíra com reportagem especial de Cristian Aguazo