A Polícia Militar de Guaíra foi acionada para comparecer na sexta-feira (10), na Aldeia Tekoha Mirim, localizada na Estrada da Faixinha, próximo à Igrejinha abandonada, para atender a uma ocorrência de furto.
No local, a equipe policial fez contato com o solicitante, o qual informou que quatro pessoas no sexo masculino, de cor branca, haviam entrado na aldeia para furtar porcos e que os índios da aldeia conseguiram deter um cidadão, que seria autor do furto de porcos, já os outros três elementos conseguiram se evadir levando consigo um suíno caipira.
No local, o solicitante pediu para que a equipe policial adentrasse a aldeia e deslocasse até a Reserva da Itaipu, área que segundo ele haveria um atoleiro onde o detido pelos indígenas estaria sobre a custódia dos indígenas.
Tendo em vista que no local havia alguns indígenas de posse de facão, e a equipe prevendo sua própria segurança, bem como, a segurança dos demais indígenas presentes, optou por não adentrar a aldeia indígena, sendo que a equipe policial orientou ao cacique para que trouxesse o detido até a entrada da aldeia de forma segura para que fosse dado o destino a este conduzido.
Em dado momento, os indígenas apontaram o detido cerca de 60 metros da equipe policial. Quando a equipe RPA aguardava apoio da viatura do BPFron, os indígenas trouxeram o conduzido até a viatura, sendo colocado imediatamente no camburão e devido o estado de saúde (foi agredido na aldeia) do conduzido, ele foi encaminhado para a UPA para atendimento médico.
Portal Guaíra com informações da PM