Município de Guaíra por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente (SEMAIM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SEDE) e Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura, realizou na última quinta-feira (13) uma vistoria no Porto 52 e 53 no Rio Xororó, no Distrito Doutor Oliveira Castro.
O objetivo da vistoria é verificar in loco as reais condições do local para a liberação da licença ambiental para a implantação do Projeto Prainha.
Estiveram presentes na ocasião, o secretário da SEMAIM, Luis Ferroquina, a diretora de Turismo, Ana Foletto, o diretor de Pesca, Thomas Luiz Zeballos, a engenheira de pesca doIAT, Izabela Costa e Silva, a engenheira civil da IAT, Ana Paula Souza Lima, a engenheira florestal da IAT, Ana Cecilia e os representantes da Itaipu Anderson Gilbatte e Cristiano Teixeira, além dos assessores das secretarias envolvidas.
O projeto contará com áreas de alimentação, camping, esporte e lazer, rampa pública, píer e mirante.
Além desse projeto de valorização da área do lago de Itaipu pertencente a Guaíra, a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, por meio do secretário Marcelo Ronnie e da diretora de Turismo, Ana Folleto, também estão em tratativas sobre a possibilidade de trazer ao Município de Guaíra um curso de guia de pesca esportiva.
O protocolo inicial realizado pelo Município de Guaíra à Itaipu Binacional solicita área para a praia e mais 3 pontos de pescas. A Itaipu de pronto falou que sim e passou para a fase de avaliação in loco. O contrato para a obra pode vir a ser celebrado até o mês de março deste ano, e as obras serão iniciadas provavelmente nos primeiros meses de 2023.
Portal Guaíra via Assessoria