As recentes invasões de terras e o aumento da violência contra agricultores e suas famílias não podem continuar. É imperativo que as vozes da comunidade regional se unam em torno da defesa do direito à propriedade rural. Para isso, está sendo organizada uma “Manifestação Popular Pacífica” no próximo sábado, dia 26.
O ato ocorrerá a partir das 08h, na Rua Francisco Murtinho, em Guaíra, e deverá reunir um grande número de produtores rurais, lideranças do agronegócio, autoridades políticas e outros membros da comunidade. Em sinal de luto contra as últimas invasões de terras produtivas por supostos índios, especialmente nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, os organizadores pedem que todos os manifestantes usem camisetas pretas.
O mais recente episódio de violência ocorreu na manhã do dia 17 de outubro, quando supostos indígenas atacaram um grupo de produtores que iniciava o plantio em uma propriedade. Armados com flechas, lanças e pedras, os invasores atacaram e expulsaram os agricultores da área. O conflito resultou em feridos, incluindo um agricultor que precisou ser transferido para outro município devido a ferimentos graves em seu rosto.
A manifestação busca não apenas reivindicar a proteção dos direitos dos agricultores, mas também promover um diálogo pacífico sobre a convivência e o respeito à propriedade rural. É hora de unir forças e garantir que a segurança e a dignidade das famílias do campo sejam respeitadas.
Redação Portal Guaíra