O Município de Guaíra, via Secretaria de Segurança Pública e Trânsito — SEMST, na quinta-feira (02), deu mais um passo na Municipalização do Trânsito.
Os procedimentos para a Municipalização do Trânsito iniciaram-se em 2021. A iniciativa faz parte do planejamento de ações previstas no Plano de Governo 2021 – 2024, e visa atender a legislação federal que dispõe sobre a determinação dos Municípios sobre o controle do trânsito, especialmente o artigo 24 e 333 da Lei 9503/97, e Resolução 811/2020 do CONTRAN — Conselho Nacional de Trânsito.
Na quinta-feira (02), mais um avanço importante foi registrado, no prédio da Guarda Municipal. A visita dos conselheiros do CETRAN — Sistema Nacional de Trânsito, Glênio Marcelo e Nestor Werner, teve como objetivo verificar a infraestrutura, documentos, publicações e equipamentos da SEMST e Guarda Municipal. A inspeção trabalhou especialmente os veículos já existentes e aqueles que estão sendo adquiridos para a Diretoria de Trânsito.
Também alertaram sobre postura transparente, objetiva e legalista que a Administração deve ter, principalmente no campo das autuações e gastos do Fundo Municipal de Trânsito, bem como da educação e engenharia de trânsito.
Os conselheiros deixaram mais alguns documentos, com informações de responsabilidade de gestão do trânsito, que devem ser preenchidos e encaminhados ao CETRAN/PR.
O secretário de Segurança Pública e Trânsito destaca, “A Administração Municipal está ansiosa pela possibilidade de complementar suas atribuições referente ao trânsito municipal para melhor regulamentar, gerenciar, projetar e fiscalizar, pois assim poderá reduzir os acidentes e melhorar a mobilidade nas vias da cidade”.
Portal Guaíra via Assessoria