O Município de Guaíra concluiu os primeiros 100 dias da gestão 2025–2028 com um amplo balanço positivo. Com ações estratégicas, planejamento técnico e diálogo com a população, a administração municipal entrega resultados concretos em diversas áreas, e demonstra responsabilidade com o desenvolvimento humano, social e econômico do município.
Desde o dia 1º de janeiro, o governo tem realizado investimentos, obras e políticas públicas que já transformam realidades e projetam Guaíra como uma cidade moderna, sustentável e inclusiva.
Educação: estrutura, inclusão e inovação
A educação foi um dos focos prioritários. A administração entregou kits escolares, brinquedos pedagógicos e uniformes para todos so alunos da rede de educação e iniciou a reestruturação do ensino integral. Avanços também foram registrados na educação especial, com novos profissionais e estrutura. A construção da creche CMEI José Lourival de Carvalho foi contratada, e a obra da Escola Mário Calmon, em Bela Vista, foi retomada, após a resolutividade de várias questões que haviam parado a obra.
Saúde: humanização e ampliação da rede
Na área da saúde, o município implantou agendamentos em todas as UBSs, realizou cursos de capacitação humanizada para profissionais, e iniciou obras de duas novas Unidades de Saúde da Família – no Jardim São Paulo e Vila Velha. Também foram adquiridas novas ambulâncias e executadas melhorias estruturais, além de campanhas temáticas voltadas à saúde preventiva.
Assistência Social: dignidade para todos
A SEMAS manteve em pleno funcionamento serviços essenciais como CRAS, CREAS e a Casa Abrigo, ampliou atendimentos no Cadastro Único e planejou ações como hortas comunitárias, cozinhas solidárias e o Centro da Mulher. A nova quadra do CEACA foi entregue, e a ampliação do Lar São José já está em andamento para atender melhor a população idosa.
Turismo, Esporte e Cultura: identidade em destaque
O planejamento da 46ª Festa das Nações já foi iniciado, e Guaíra foi reinserida no Mapa do Turismo Brasileiro. Mais de 940 pessoas foram atendidas em projetos esportivos. Eventos como o Festival de Verão e o Campeonato Regional de Voleibol marcaram presença. A cultura avançou com a criação do Sistema Municipal de Cultura, revitalização do Museu e do Cine Teatro Sete Quedas, incentivo ao artesanato e execução de oficinas e eventos culturais.
Planejamento, habitação e obras estruturantes
A SEPLAN coordenou a entrega de importantes obras, como a UBS do Jardim São Paulo, a Peixaria Comunitária e novos vestiários. No planejamento e habitação, 42 escrituras de regularização fundiária foram entregues na Comunidade Cruzeirinho. Conquistaram a liberação para a construção de 40 casas no Condomínio do Idoso. Outras 65 casas serão construídas por meio de convênio com a Caixa, e Guaíra, ainda foi contemplada com mais 25 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso o município deu início à adoção da tecnologia BIM, avançou no Plano Diretor e no Plano de Mobilidade Urbana.
Segurança Pública e Trânsito: estrutura e presença
Na segurança pública, a Guarda Municipal foi reequipada, com novas escalas, campanhas educativas e mais de 1.600 ocorrências atendidas. Além disso a Secretaria avançou na construção do novo pátio de apreensões que está em sua fase final. Município também licitou a empresa para elaborar os projetos do Hangar e Heliponto na DEPOM da Polícia Federal para fortalecimento da Segurança Pública no Município e região.
Desenvolvimento Econômico: geração de oportunidades
Entre as principais entregas estão a iminente inauguração do Porto Messias Medeiros, a Rampa do Bananal e a Peixaria Comunitária. Quatro novos barracões industriais estão em processo de construção. Cursos em parceria com Senac, Senat, Sensi e IFPR movimentaram a capacitação profissional. O novo modelo de atendimento do SINE e o programa Compras Públicas Regionais, em fase final, visam fortalecer os pequenos negócios locais.
Urbanismo e Meio Ambiente: cidade limpa e sustentável
A revitalização das praças João Mitsuake Shiomi, Duque de Caxias e São Francisco foi iniciada. Foram realizadas mais de 1.600 podas de árvores, mutirões de limpeza, pintura de meio-fio e instalação de coletores de lixo na zona rural. Um novo caminhão varredor já está em operação, e avançam os estudos para terceirização do aterro sanitário.
No meio ambiente, Guaíra inaugurou um biodigestor em parceria com a Itaipu Binacional, recuperou 20 nascentes, promoveu o 1º Torneio de Pesca Infantil Familiar e reforçou a educação ambiental nas escolas municipais, estaduais e privadas.
Infraestrutura urbana e rural: mobilidade e acessos
Mais de 20 mil m² de vias urbanas foram recapeadas. Foram executadas galerias pluviais em diversos pontos e concluída a pavimentação da Rua Maria Pereira Leite. A ordem de serviço da Rua Osvaldo Cruz já foi emitida. Na zona rural, foram recuperados 49 km de estradas com cascalhamento e patrolamento em comunidades como Rancho Alegre, Espírito Santo, Salamanca e Passo Itá. Também foi realizada a limpeza da antiga escola rural de Salamanca, onde será implantada uma nova praça esportiva.
Agropecuária: fortalecimento da produção rural
A gestão deu início ao programa Bacia Leiteira e perfurou poço artesiano na comunidade Maracaju dos Gaúchos, ação que beneficia 20 famílias. As compras da produção agrícola por meio do PNAE, PAA e SEAB já estão em execução. Foram retomadas entregas de insumos como nitrogênio, sementes, calcário e adubação orgânica. A extensão da rede elétrica no campo está em fase final, com processo de contratação via Copel.
Administração pública moderna e eficiente
Foram nomeados 42 novos servidores aprovados em concurso público. Houve capacitação interna, ampliação do auxílio-alimentação, aquisição de 11 novos veículos, também um modelo elétrico cedido pela Itaipu. A gestão digitalizou processos, modernizou sistemas, integrou setores e viabilizou a cessão do imóvel do antigo Porto Paragem para construção de uma nova rampa pública.
Fazenda, jurídico e articulação institucional
A Prefeitura pagou mais de R$ 53 milhões no trimestre, com 9.121 operações financeiras realizadas. O Programa Acerta Guaíra foi lançado com descontos de até 70% em multas e juros. A Procuradoria Geral atuou fortemente em temas estratégicos como royalties da Itaipu e pauta indígena. Leis importantes foram aprovadas, como o auxílio ao transporte universitário, incentivos fiscais e a regionalização das compras públicas.
Guaíra também reforçou sua atuação institucional na AMOP, AMP e Conselho dos Lindeiros, além de articulações para a construção de uma nova ponte Brasil–Paraguai.
100 dias de trabalho, 100 dias de transformação
A gestão municipal celebra os primeiros 100 dias com orgulho dos resultados e da dedicação de todas as equipes. Com planejamento, diálogo e execução técnica, Guaíra inicia um novo ciclo de desenvolvimento humano, sustentável e moderno.
Portal Guaíra com Assessoria