O Município de Guaíra via SEDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Escola Técnica e Profissionalizante de Guaíra em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SMED – Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, realizou na última quarta-feira (01) uma reunião para discutir a possibilidade de trazer novamente para Guaíra, o projeto JAA – Programa Jovem Agricultor Aprendiz.
O projeto JAA – Programa Jovem Agricultor Aprendiz, iniciou em 2005, e até 2022 já atendeu 68.488 jovens que concluíram os diversos módulos executados.
Com o objetivo de proporcionar aos jovens rurais, mais conhecimento sobre suas oportunidades no campo, a qualificação serve para os jovens profissionais, despertarem uma visão empresarial e capacidade empreendedora, a qual são as matrizes trabalhadas pelo projeto.
Diante da necessidade de se levar aos jovens do meio rural treinamentos de aprendizagem profissional rural, o programa, foi elaborado para atender agricultores de 14 a 18 anos, já inseridos em atividades agrossilvipastoris, editado pelo SENAR-PR.
A metodologia do programa utiliza mecanismos que promovem interatividade, criação coletiva e aprendizagem construída. Contém aulas diversificadas com dinâmicas, atividades lúdicas, vídeos, visitas técnicas, palestras, gincanas educativas, entre outros.
As técnicas de ensino utilizadas são pensadas para atender aos estilos de aprendizagem dos discentes, visto que cada um tem uma necessidade e uma forma própria de aprender.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego destaca que: “O município aguarda ansioso a vinda desse programa, uma vez que uma das maiores bandeiras do atual governo é formação de mão de obra qualificada. Vejo nesse projeto, a oportunidade de dar qualificação para o jovem no início de suas atividades no trabalho, olhando pelo lado rural para poder conduzir esse jovem ao desenvolvimento, crescimento, tecnologia, administração e gestão para o campo.”
Para sanar qualquer dúvida, entre em contato com a Escola Técnica Profissionalizante, no endereço: Rua Juscelino Kubitschek, n.º 210, bairro Jardim Zeballos. Ou entre em contato no telefone (44) 3642–8196, que também é WhatsApp.
Portal Guaíra via Assessoria