O Município de Guaíra, via Secretaria de Fazenda, implanta recebimento de tributos via cartão de crédito.
Os contribuintes que possuem débitos em aberto com o Município de Guaíra poderão efetuar o pagamento dos valores por meio do pagamento via cartão de crédito, sendo possível parcelar em até 12x, com a incidência da taxa de operação da operadora credenciada.
A modalidade de pagamento é permitida para quitar qualquer tipo de tributo municipal, como IPTU, ITBI, taxas e até valores já inscritos em Dívida Ativa.
A primeira fase já está implantada e possibilita o pagamento via on-line no Portal do Cidadão. Para isso o contribuinte deverá estar logado por meio do cadastramento prévio realizado no próprio Portal do Cidadão ou usar seu login e senha GOV.BR.
Nos próximos dias será implantada a segunda fase, onde será possível realizar os pagamentos diretamente na Tributação via máquinas físicas.
Conforme o coordenador de arrecadação, aqueles que ainda não realizaram o pagamento da primeira e segunda parcela ou cota única do IPTU 2023 poderão usar deste recurso. Os pagamentos dos tributos municipais no crédito será uma negociação entre o contribuinte e a operadora de cartão. “Para quem soma pontos ou milhas, por exemplo, pode ser vantajoso parcelar os valores, ainda que seja cobrado pela empresa uma taxa pela operação. O pagamento via cartão é apenas mais uma opção de pagamento, para o contribuinte avaliar qual a melhor opção, já que continuará existindo o pagamento via boleto e Pix”, detalha o coordenador.
O ITBI é outro tributo que pode apresentar vantagens no pagamento via cartão de crédito, o pagamento deste imposto é realizado à vista ou em 6 vezes para casos específicos de incapacidade financeira do contribuinte, só pode realizar o registro do imóvel em nome do novo proprietário após quitado o valor total do Imposto. “Com o parcelamento via cartão, haverá possibilidade de diluir a dívida em até 12x, além de agilizar o processo de registro, pois o valor é repassado ao Município em sua integralidade pela operadora de crédito, ficando o contribuinte adimplente junto à Prefeitura mesmo durante o pagamento das parcelas no cartão”, destaca.
O Secretário da Secretaria de Fazenda, explica que essa modalidade foi implementada por meio do Chamamento Público 09/2022, onde a empresa IPM Fintech foi a primeira empresa a ser habilitada, sendo que o chamamento segue aberto para outras empresas se habilitarem. “Isso será benéfico ao cidadão que poderá escolher entre as empresas habilitadas, a que oferecer a menor taxa de operação”, destaca o Secretário.
O munícipe que optar pela modalidade de pagamento via cartão, para quitar seus débitos municipais, poderá fazer o pagamento on-line, via site da Prefeitura, por meio do Portal do Cidadão, na guia de autoatendimento ou diretamente pelo link https://guaira.atende.net/autoatendimento. Duvidas poderão ser tiradas pelo telefone (44) 3642–9920 ou diretamente no balcão de atendimentos da Tributação.
Portal Guaíra via Assessoria