Devido às fortes chuvas que atingiram o Município de Guaíra na manhã desta quarta-feira (21), o poder público municipal, por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, promoveu um mutirão de ações emergenciais para viabilizar a drenagem urbana nos pontos críticos alagados.
Guaíra recebeu diversos investimentos em drenagem urbana nos últimos anos, com o intuito de diminuir os alagamentos em dias de fortes chuvas. Mesmo assim, em pontos específicos, o escoamento da água pluvial não consegue atender a demanda necessária para evitar os transtornos.
Diante disso, em dias de fortes chuvas, o poder público trabalha com ações emergenciais para auxiliar na drenagem das vias e espaços, como a limpeza dos bueiros, por exemplo.
Conforme a equipe, o principal fator que impede o escoamento da água é a grande quantidade de lixo nas ruas, pois este é carregado pela chuva até as bocas de lobo, popularmente conhecidas como bueiros. Consequentemente, a água não tem espaço para transitar, e as tubulações ficam entupidas de resíduos, transbordam e causam alagamentos.
Além disso, reforçam que o trabalho rotineiro da coleta de lixo, junto aos investimentos em drenagem urbana, são ineficazes no combate aos alagamentos caso a população continue realizando o descarte incorreto do lixo, uma vez que este continuará dificultando o escoamento da água.
Vale ressaltar que o município conta com um cronograma semanal de coleta de resíduos, assim como de entulhos, divulgado semanalmente nas mídias sociais. Além disso, o cidadão também pode consultá-lo diretamente na Diretoria de Limpeza Pública, pelo fone (44) 3642–0000, ou no CAM — Centro Administrativo Municipal, endereço: Av. Thomaz Luiz Zeballos, nº 2000.
A atenção ao cronograma é fundamental para que o lixo seja recolhido no período correto, e evite a aglomeração de insetos como baratas e ratos, entre outros transtornos.
Confira os registros dos trabalhos realizados nesta manhã.
Portal Guaíra com Assessoria