Na última semana, o município de Guaíra, por meio da Diretoria de Comunicação Social e Imprensa (DICSI), capturou imagens de um casal de anhumas (Anhima cornuta) às margens do Rio Paraná. Esta espécie, que faz parte da fauna nativa da região, é conhecida por seus diversos nomes populares, como: inhuma, inhaúma, unicorne, aiúma, licorne, cauintã, cuintáu, ema-preta, cametau, guandu, caiuí e itaú. Na Amazônia, é também chamada de alincorne, nicorne, alencor e alencó.
A anhuma é uma ave anseriforme pertencente à família Anhimidae e é conhecida por se alimentar de plantas flutuantes ou gramíneas em áreas alagadas. Esta espécie constrói grandes ninhos sobre vegetação flutuante, geralmente ancorados em arbustos ou gramíneas em águas rasas. Os ninhos costumam abrigar três ovos de cor marrom-olivácea, e o casal se reveza no cuidado e incubação dos ovos.
Habitantes típicos de pantanais e margens de lagoas e rios, as anhumas preferem áreas com margens florestadas ou vegetação rasteira. Vivem geralmente em pares ou em pequenos grupos familiares, mas ocasionalmente podem ser vistas em bandos maiores. As anhumas são aves que voam e planam com facilidade.
Guaíra, é conhecida por sua rica diversidade avifaunística. A cidade atrai turistas de todo o mundo, interessados em observar e fotografar suas numerosas espécies de aves, como entusiastas da natureza e ornitólogos.
Para mais informações, ou outros assuntos relacionados a pasta turística do Município de Guaíra, entre em contato com a Diretoria de Turismo, localizada no prédio administrativo no Centro Náutico Marinas, próximo aos quiosques, ou pelo telefone (WhatsApp) (44) 3642–4426.
Portal Guaíra com Assessoria