O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, via Controle de Endemias, informa que foi fechado o 3º levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano.
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores de insetos e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti no Município.
O resultado do LIRAa mostra que, apesar de todos os esforços da equipe de Endemias, ainda não baixou o índice de infestação. A grande quantidade de chuva, as temperaturas elevadas e o acúmulo de lixo nos quintais, são os grandes responsáveis pelo índice geral do Município, 4,9%. Essa porcentagem indica que de cada 100 imóveis visitados, 5 deles possuem foco do mosquito.
Segue a seguir o índice por localidade:
Centro I – 3,9%
Centro II – 4,5%
São Francisco – 9,1%
Antigo loteamento – 11,53%
Vila Rica – 11,11%
Santa Paula -14,7%
Vila dos Técnicos – 11,11%
Tancredo Neves – 12,5%
Jardim Guaíra – 5,4%
Vila Hermínia – 2,1%
Vila Malvinas – 1,13%
Jardim Zeballos – 4,5%
Parque Hortência – 3,2%
São Domingos – 3,8%
Vila Alta – 6,5%
Citypar – 12,5%
O secretário da Secretaria de Saúde, Marcos Rigolon, salienta que o combate ao Aedes Aegypti, é uma luta diária, de toda a população. Se todos contribuírem fazendo sua parte, o Município poderá superar essa epidemia.
Para a coordenadora do Controle de Endemias, Ana Neves, é de extrema importância que cada um dos munícipes se esforce para manter seus quintais limpos, principalmente nesse período alarmante que o Município de Guaíra está vivenciando.
Portal Guaíra via Assessoria