A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação Guardiões do Amanhã 3, com o objetivo de combater crimes de armazenamento e distribuição de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Durante a ação, foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão em Guaíra/PR. Os mandados foram expedidos pela Justiça Estadual em Guaíra/PR.
As investigações indicaram que o investigado mantinha, em dispositivos eletrônicos, arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.
Foi ainda identificado que diversas das imagens teriam sido produzidas pelo autor do fato, que produziria imagens de crianças que frequentavam a casa onde eram feitas as fotografias.
O Conselho Tutelar de Guaíra acompanhou a operação e atuou para a identificação e atenção às vítimas.
Durante as buscas, houve identificação de material armazenado em aparelho no local, configurando a prática de ato infracional análogo ao crime de armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.
Assim, o autor dos fatos, adolescente de 17 anos, foi encaminhado para formalizações na Delegacia de Polícia Civil de Guaíra.
A investigação está em andamento para apurar sobre a produção das imagens, atuando a polícia para identificação e resgate de vítimas.
Esta operação integra o reforço permanente da atuação da Polícia Federal no combate aos crimes de abuso sexual infantojuvenil.
Nota de esclarecimento e prevenção
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.
A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Eventuais denúncias sobre crimes desta natureza podem ser encaminhadas para a Polícia Federal pelos canais disponíveis, inclusive de forma anônima.
A Polícia Federal também realiza trabalhos de prevenção, com palestras do projeto Guardiões da Infância, que podem ser apresentados em instituições diversas. Mais informações pelo e-mail [email protected].
Portal Guaíra com Polícia Federal





