Como é importante relembrar a nossa história, e Guaíra tem uma história tão linda e ao mesmo tempo uma passagem que nos deixa saudades até hoje – o desaparecimento das 7 Quedas para a formação do Lago de Itaipu.
Nós guairenses sabemos da importância de reviver a nossa história e, sem sombra de dúvidas, o assunto “Sete Quedas”, pelo menos uma vez ao ano, ganha as manchetes dos noticiários (pelo menos local).
Segundo o jornalista, professor e grande parceiro do Portal Guaíra, Cristian Aguazo, pouca gente sabe, mas o poema “Adeus a Sete Quedas” de Carlos Drummond de Andrade acabou servindo de inspiração ao filme “Quarup Sete Quedas” (1982), o curta-metragem relata e registra o fim dos saltos.
Para além de um saudosismo estéril (que vigora em nosso município), Sete Quedas continua povoando o imaginário desta cidade.
O jornalista e diretor do Portal Guaíra, Adriel Marcelo, ainda no ano de 2006, produziu um documentário com passagens da história de Guaíra, entre elas o desaparecimento das 7 Quedas.
Mas é importante lembrar que se trata de uma produção que, na época, seria lembrado os 25 anos de Guaíra sem as 7 Quedas – para que não tenha confusão das datas -, hoje, 13 de outubro de 2022, já são 40 anos do desaparecimento.
Como relembrar é viver, convidamos vocês para assistirem e compartilharem o vídeo que no ano de 2007 foi o vencedor do 12º Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, categoria Grande Reportagem Televisiva, evento promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná.
Redação Portal Guaíra