A Receita Federal do Brasil registrou um novo recorde de movimentação de cargas com o Paraguai, tendo como unidade de despacho aduaneiro brasileira, o Porto Lacustre Sete Quedas, localizado em Guaíra.
O valor das mercadorias importadas e exportadas pelo recinto, superou pela primeira vez a marca de 1 bilhão de reais, um aumento de aproximadamente 50% em relação ao ano de 2020, que teve 706 milhões de Reais em movimentação.
O porto operou durante todo o ano sem interrupção de navegabilidade, o que é comum neste ponto de fronteira acquaviário, devido a pouca profundidade do rio Paraná.
Foram mais de 21 mil carretas e caminhões, que tiveram suas cargas desembaraçadas no recinto, o maior volume já registrado.
Os procedimentos de trânsito aduaneiro, entre as unidades de Mundo Novo (MS) e Guaíra, tiveram incremento e participação significativos no resultado, isso consolidou o recinto como alternativa segura para os operadores comerciais, que tem garantida a manutenção dos serviços, mesmo em condições de crise hídrica que atinja a bacia do Rio Paraná.
Portal Guaíra via Assessoria