Muitos acham que a 44° Festa das Nações reúne atividades apenas a noite. Mas isso não é verdade. A festa começa com os almoços que algumas colônias promovem e conta com uma grade de shows locais também, que iniciam no período vespertino.
Também é verdade que dentro das colônias (carinhosa e saudosamente chamada de “Barracas”) muitos shows estão previstos, durante todo o evento.
A Maioria dos shows com artistas locais, serão realizados no Palco Central, aquele centralizado entre os pavilhões gastronômicos.
Serão mais 120 artistas que pisarão no palco central, com um repertório variado que abrange, música, dança, teatro, circo e capoeira.
Cristian Aguazo, presidente do Conselho de Cultura de Guaíra, salienta: “_Guaíra é um celeiro de artistas e a recente parceria entre Município e o segmento artístico de Guaíra possibilitou que nessa 44º Festa das Nações, todos os artistas locais credenciados no Chamamento público, vão poder se apresentar no palco central da festa e ainda ter direito a um cachê, que mesmo não sendo nada exorbitante, valoriza, sim, os pratas da casa. Como deve ser.”
O diretor de Cultura do Município, Lucas Rafacho, destaca que a programação local foi dividida por meio de sorteio entre os artistas e que certamente o Palco Central reserva grandes emoções para o público, pois a qualidade dos conteúdos dos shows é excelente.
Os shows nacionais serão realizados, num local específico, coberto, denominado, Palco Nacional, que fica onde está localizada a rampa que dá acesso ao Rio Paraná, dentro do centro Náutico Marinas. É importante destacar que entrada para os shows nacionais é gratuita e só será liberada 20 a 15 minutos antes de cada show.
Adriano Richter, presidente da CCO — Comissão central Organizadora da 44 Festa das Nações, explica que os shows nacionais a princípio foram escolhidos por uma comissão específica, que estudou a opinião pública e também considerou o movimento das plataformas digitais brasileiras. “ Os shows foram escolhidos há algum tempo já e queríamos shows bons que pudessem ser realizados ali no palco central em meio aos pavilhões. Porém, na época da escolha dos shows, isso seria possível, mas com o passar do tempo, todos os shows apresentam um público expressivo e a liberação do bombeiro, não foi possível. A solução foi criar um novo espaço para receber esses artistas nacionais que estouraram nas mídias nos últimos meses. Ana Castela, mesmo, desbancou Marilia Mendonça nas plataformas digitais na última semana. Ou seja, miramos em algo menor e acertamos algo muito maior. Guaíra só ganha com isso. E as entidades também, pois quanto mais pessoas consumindo nos pavilhões, pagando estacionamento e comprando as cartelas do Show de Prêmios, maior será o lucro para as entidades”.
Assim, espera-se que seja a edição da festa com recordes de públicos.
Confira a programação da 44° Festa das Nações a seguir:
28/04
— 19h30: Fred Garcia;
— 21h: Pagode Farrear;
— 22h: Cerimônia de abertura
— 00h: Luan Perreira.
29/04
— 14h30: Espetáculo “Refém, Livres Pelo Sangue de Jesus”;
— 16h30: Espetáculo “Um Passe de Mágica”;
— 17h: Malabares Musicais;
— 19h: Dança típica paraguaia;
— 19h20: Capoeira Ginga Guaíra
— 20h: Pagode Sacode;
— 21h30: Adson e Jeferson;
— 00h: Diego e Arnaldo
O terceiro dia, será um dos dias mais esperados para os amantes de rock guairenses, porque dia 30/04, domingo, será o Dia do Rock, confira a programação:
— 15h30: Banda Vilser;
— 17h: Rock Factory
— 18h30: Front Rock;
— 20h: Golde’n Soul;
— 21h30: Burningfield;
— 22h30: André e Felipe;
— 00h: Mato Grosso e Mathias.
01/05
— 14h: Espetáculo “O Mago das Megas Bolhas”;
— 14h30: Velhos Conhecidos;
— 16h: Show de prêmios;
— 19h: Us Meninos do Pagode;
— 20h30: Encerramento da 44° Festa das Nações;
— 21h: Ana Castela.
Portal Guaíra com Assessoria