Durante o mês de janeiro, dedicado aos cuidados com a saúde mental, o Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades para explanar o tema com os profissionais de enfermagem responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde do município.
Foram realizados 3 encontros durante o mês de janeiro, em parceria com o psicólogo da Unidade Central de Saúde.
O objetivo das ações visa não só o cuidado com a saúde mental dos próprios profissionais lotados nas unidades de saúde, no enfrentamento de desafios e dificuldades no cotidiano de trabalho que podem afetar seu desempenho profissional e emocional, como também os assuntos abordados servem de capacitação para os enfermeiros conduzirem suas equipes com maior destreza. Além disso, a ação consegue visualizar e identificar possíveis casos em pacientes que possam estar relacionados com a saúde mental, para o devido acolhimento e encaminhamento ao atendimento especializado.
O cronograma dos encontros explanou temas como autocuidado, autoconhecimento, gerenciamento de estresse, estabelecimento de limites, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, sono adequado, práticas de atividades físicas e de lazer. Em outra vertente, foram abordados sucintamente alguns transtornos mais comuns na atualidade, como depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), dentre vários outros.
Além dos temas trabalhados relacionados à saúde mental, as atividades buscaram proporcionar momentos lúdicos e descontraídos. Para isso, foram realizadas dinâmicas em grupo, tanto no ambiente físico da Unidade Central de Saúde, como também ao ar livre.
Durante o mês ainda, a equipe de Coordenação de Atenção Primária desenvolveu uma atividade para a participação de todos os servidores que frequentam o ambiente. Foi elaborada uma caixinha de desafios para cada profissional poder sortear um desafio a ser realizado no mês. Os desafios poderiam ser: fazer um piquenique, realizar uma atividade física, ligar para alguém que não conversava há bastante tempo, chamar um amigo para um chimarrão/tererê/sorvete, abraçar alguém que você ama, entre diversos outros desafios. A sugestão foi que a atividade fosse postada em suas redes sociais para estimular outras pessoas para as práticas de atividades que contribuem para a saúde mental.
Além das atividades com os profissionais, durante o mês de janeiro também foram realizadas palestras nas Unidades de Saúde da Família — USF do Município, com o intuito de envolver toda a população para o maior cuidado não só com a saúde física, como também a saúde mental, tão importante para se ter qualidade de vida e bem-estar.
Com Assessoria