Justiça – Por unanimidade, Bolsonaro e mais 7 viram réus por tentativa de golpe

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados réus no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (26) após o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa os réus de crimes como organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado.

Entre os acusados estão figuras como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o general Augusto Heleno.

O caso envolve a chamada “minuta do golpe”, um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, e o “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, destacou a “materialidade” dos crimes, mencionando a violência dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas.

Moraes também criticou declarações de Bolsonaro, que chamou o ministro de “canalha” em 2021, e reiterou que houve uma tentativa de golpe de Estado com danos significativos ao patrimônio público.

Redação Portal Guaíra

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

Justiça – Por unanimidade, Bolsonaro e mais 7 viram réus por tentativa de golpe

O caso envolve a chamada “minuta do golpe”, um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, e o “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades