Logo mais às 19 horas o Ginásio de Esportes Robinson Reis de Guaíra será palco de uma grande festa do esporte da Rede de Educação Adventista.
O diretor da unidade escolar de Guaíra, Eduardo Jacinto, que completa hoje (3), três anos de Guaíra, conversou com a equipe do Portal Guaíra e contou alguns detalhes deste evento que há 19 anos não era realizado em nossa cidade.
Eduardo começou dizendo que os ‘Jogos da Amizade’ se mistura com a existência da Educação Adventista.
“Jogos da Amizade existe no Brasil todo em todas as regionais do adventista e são realizados geralmente nos meses de julho ou setembro. Dependendo o tamanho do estado, pode haver até três regionais, e as modalidades adotadas, também leva em consideração a cultura regional. Por exemplo na nossa regional a preferência é o futsal e voleibol. Aqui na nossa região, há três anos, os Jogos da Amizade se tornaram Marco da Amizade. Isso é devido a uma programação espiritual denominada Marco Zero, realizada a cada 15 dias nas escolas. O Marco Zero tem sido um sucesso entre os alunos. Por isso os Jogos da Amizade somaram o Marco zero em sua programação, o que possibilita para nós adventistas, guardadores do sábado, realizar os jogos incluindo o sábado, mas sem fugir do proposito de adorar o Senhor. Então, Marco da Amizade é uma soma de Jogos da Amizade com Marco Zero. O primeiro Marco da Amizade foi realizado em Toledo, o ano passado em Umuarama e o terceiro inicia hoje em Guaíra. A competição inicia hoje e na sexta ao pôr do sol até o pôr do sol de sábado, eles desempenham ações do Marco Zero, que é esse momento espiritual e de confraternização. Após o pôr do sol do sábado, voltam as competições, que finalizam no domingo, junto com a exposição de carros antigos incluindo a participação de dois caminhões da Fórmula Truck”, pontuou o diretor.
O Marco da Amizade é uma competição esportiva das modalidades de futsal e voleibol de quadra que reúne atletas das unidades escolares adventistas de seis cidades do estado do Paraná. São elas: Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Umuarama e Guaíra. São aproximadamente 400 atletas em 4 dias de competição.
O Portal perguntou ao diretor se o retorno da realização dos jogos em Guaíra poderia ser denominado uma marca pessoal do seu trabalho.
“Eu sempre gostei de esporte, sempre pratiquei, sempre fui um entusiasta, mas não posso dizer que é uma marca pessoal, porque a conquista de trazer a realização dos jogos para Guaíra é uma marca de toda equipe da unidade escolar Adventista Guaíra. De todo o apoio e trabalho dos professores e dedicação dos atletas. Antes da pandemia a rede não autorizava de competições externas da rede, somente após a pandemia a rede deu essa autorização e essa dedicação dos atletas, tem resultado em excelentes resultados o que tem levado o nome da escola e também do município. E penso que isso, foi o fator maior da conquista do marco da amizade ser em Guaíra.”
Ainda o Diretor explica que o jejum de 19 anos dos Marco da Amizade não ser em Guaíra se deu por muitos motivos “Houve árias mudanças na composição das regionais da Rede Adventista, antes fazíamos parte da Associação Norte Paranaense e atualmente somos parte da Missão Oeste Paranaense. Essas alterações e o período de pandemia e pós pandemia foram cruciais para que o Marco da Amizade não fossem realizados em Guaíra”.
As cidades são representadas por cores, amarelo Toledo, verde Umuarama, laranja Guaíra, roxo Cascavel, azul Foz do Iguaçu, vermelho Campo Mourão. “Essas cores simbolizam as cores do arco íris, que simbolizam a nossa crença do criacionismo, onde cremos que Deus criou todas as coisas e o arco íris é o símbolo da promessa de Deus”.
O Marco da Amizade tem o objetivo de fomento ao esporte, de confraternização entre unidades escolares adventistas e também social. Desde o início do mês de junho durante as sextas e sábados, os alunos estiveram no supermercado Copagril, onde arrecadaram alimentos que serão somados aos alimentos levados pelo público que assistirá a abertura hoje e serão doados ao Rio Grande do Sul.
Pastor Eduardo ressalta que “Até o momento temos 2 toneladas de alimentos arrecadados, fora, roupas e materiais de higiene e limpeza”.
O Marco Zero em Guaíra conta com o apoio fundamental o Município de Guaíra por intermédio da Diretoria de Esportes, que ajudou com a questão dos locais de jogos e também com a Unipar onde todos os atletas inclusive dos de Guaíra ficarão hospedados.
O diretor declara: “Foi um desafio enorme ser a sede do Marco da Amizade. Soubemos que seríamos a sede no final de dezembro e desde então, a nossa equipe, que nunca tinha organizado um evento dessa magnitude está trabalhando incansavelmente para que o dia de hoje chegasse com segurança. O maior desafio foi organizar a questão das 1200 refeições que serão servidas por dia, e a logística de transporte e horário de jogos”.
Por fim, o Portal Guaíra deixou aberto para as considerações finais do diretor e pastor Eduardo Jacinto.
“A minha mensagem é que estamos extremamente gratos pelos parceiros e patrocinadores que estão nos ajudando, foram essenciais. Aproveito para convidar a todos, o evento é aberto a toda a população, e contamos que o ginásio hoje estará lotado para fazermos uma grande festa não só da Rede Adventista, mas também do esporte guairense. Espero também que nossos atletas tenham um excelente resultado levando em consideração que estamos em casa. Venham para o Marco da Amizade” conclui.
Redação Portal Guaíra