Em depoimento para a Polícia Civil, a mãe da bebê de 4 meses que caiu da janela do 3º andar de um condomínio de Campo Grande (MS) na noite de terça-feira (12), disse que deixou a menina sozinha no apartamento com a irmã de 7 anos, e o irmão de 3, por 30 minutos enquanto foi até a casa de uma amiga, para pagar uma conta.
Ela foi presa em flagrante por abandono de incapaz e deve passar por audiência de custódia na quinta-feira (14). A bebê está internada em estado grave na Santa Casa de Campo Grande, mas a família não autorizou que o hospital repassasse informações sobre o estado de saúde dela. A última atualização foi de que a menina sofreu hemorragia intracerebral e corria o risco de morte.
De acordo com o Conselho Tutelar, a instituição já recebeu duas notificações por faltas frequentes da escola em que a criança de 7 anos estuda: a primeira em 2022 e a segunda, em abril de 2023.
O Conselho notificou a família para que fossem acompanhados, mas não há mais registros depois de abril deste ano.
Os dois irmãos da menina estão sob tutela do Conselho Tutelar. Além disso, dois conselheiros estão acompanhando a bebê na Santa Casa.
O pai da bebê também procurou o Conselho após o acidente e foi orientado a procurar a Justiça para conseguir a guarda da criança. O pai das outras duas crianças não foi localizado.
O caso
Bebê de apenas quatro meses caiu do 3º andar de um prédio no bairro Aero Rancho, em Campo Grande (MS), na noite de terça-feira (12). De acordo com a polícia, a menina estava sozinha com a irmã de 7 anos e o irmão de 3, quando o acidente aconteceu.
Vizinhos socorreram a menina e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela foi encaminhada para o Hospital Santa Casa de Campo Grande, em estado gravíssimo.
Na noite de terça-feira, a criança de 7 anos pegou a irmã no colo, porque ela estava agitada, e foi mostrar a vista da janela do apartamento em uma tentativa de acalmá-la. Neste momento, a menina se desequilibrou com a irmã no colo e a bebê caiu. As janelas não tinham telas de proteção.
“A gente conversou com a criança de sete anos. Ela trouxe até a janela pra acalmar a irmãzinha e ver a janela. No entanto, essa criança de sete anos, ela praticamente não tem altura pra chegar na janela. Ela teve que subir na cama pra chegar na janela. E, segundo ela relata, a criança estava em pezinho e empurrou com as pernas o próprio corpo da irmã. Nisso que ela empurrou, fez esse movimento e acabou desequilibrando. E a criança acabou caindo da janela”, explicou o delegado Gabriel Desterro.
Além das crianças estarem sozinhas no apartamento, o local estava em condições insalubres, com fezes pelo ambiente e louças acumuladas para lavar, segundo afirmou o delegado.
“Praticamente não tem móveis, era uma residência que indica um ambiente totalmente inadequado para a criação dessas crianças. No momento do fato, as crianças estavam sozinhas na residência, sendo uma de 7, outra de 3. E a bebezinha que acabou caindo da janela de 4 meses”, explica.
A mãe foi levada ainda na noite de terça para esclarecimentos na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol e foi presa em flagrante por abandono de incapaz.
Portal Guaíra com informações do G1