O sonho de quase todo pescador é pegar um peixão. Na era das redes sociais, quem alcança a proeza é “obrigado” a tirar uma foto e postar – até mesmo para não ser acusado de mentiroso.
Pois foi o que fez um pescador do estado de Queensland, no litoral da Austrália. Ele conseguiu capturar uma garoupa de quase 80 quilos e 1,75 metro de comprimento.
Em um dia comum de pescaria no último fim de semana, o pescador jogou uma linha de 14 quilos à espera de algum peixe pequeno. Quando a linha pesou e ele percebeu a dificuldade de puxá-la, veio a surpresa: no fim do anzol, uma garoupa gigante.
O caso dividiu opiniões
Ao postar a foto com peixe, achando que receberia apenas aplausos, o pescador também foi alvo de questionamentos e críticas.
Muitos pescadores disseram que seria preciso muita habilidade para conseguir a captura da garoupa.
“Uma captura digna. Deve ter sido uma grande luta para fazê-lo entrar no barco”, disse um.
Contudo, outros disseram que o peixe era “magnífico” e foi uma pena que tenha sido capturado. “Por favor, me diga que foi solto, provavelmente é mais velho que o pescador que o pegou e agora é apenas um troféu”, escreveu uma outra pessoa.
“Pobre coitado, espero que tenha sido solto”, concordou outro. “Não sou ativista, mas isso é triste”, acrescentou outro internauta.
Ao mesmo tempo, alguns também apontaram que o pescador “obviamente não estava mirando naquele peixe”, considerando a força da linha e que não havia intenção de machucar o animal.
Ainda mais comentaristas apontaram que, infelizmente, o peixe provavelmente não teria sobrevivido ao ser solto.
Sobre a garoupa
Há várias espécies de peixes chamadas de garoupa e que aparecem em diversas partes do mundo. Em geral, esses peixes vivem em profundidades entre 250 e 600 metros nos oceanos.
A maior garoupa de que se tem notícia media mais de 2 metros de comprimento e pesava incríveis 100 kg.
Esses peixes podem viver por 20 anos, em média. São espécies ovíparas (colocam ovos, no interior dos quais se desenvolvem os embriões) . Também são hermafroditas protogínicas – o que significa que vivem inicialmente como fêmeas, mas se desenvolvem como machos à medida que crescem
A garoupa no Brasil aparece em todo o litoral e está ameaçada de extinção. Ela é representada nas notas de R$ 100, onde está estampada no verso da cédula.
Além disso, também é um peixe muito apreciado na culinária por conta da carne macia e saborosa.
Portal Guaíra com informações do Canal Rural