Um veículo submersível (uma espécie de ‘minisubmarino’) usado exclusivamente para transportar turistas até os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico. Por enquanto, ainda não foi revelado quantos pessoas estão a bordo da embarcação.
O que se sabe até aqui:
- Segundo as informações da BBC, a Guarda Costeira de Boston foi acionada nesta segunda-feira (19) para iniciar uma missão de resgate e encontrar o submersível.
- Agências governamentais e empresas especializadas em águas profundas estão auxiliando na operação.
- Nas redes sociais, foi dito que uma das suas expedições “estava em andamento” e outras estão programadas para junho de 2024.
- A OceanGate Expeditions cobra US$ 250.000 (quase R$ 1.2 milhão) por um lugar na jornada de 8 dias para ver o Titanic de perto.
- Acredita-se que o modelo desaparecido seja o submersível Titan, da OceanGate, um submarino do tamanho de um caminhão que acomoda cinco pessoas e geralmente mergulha com um suprimento de oxigênio para quatro dias.
- O Titan pesa 10.432 kg e, segundo o site da empresa, pode atingir até 4.000 metros com 96 horas de suporte de vida disponível para uma tripulação de cinco pessoas.
- Não se sabe quando o contato com o submersível foi perdido.
“Estamos profundamente gratos pela ampla assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível”, disse a empresa em comunicado.
“Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança (…) Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias”.
O site da OceanGate lista três submersíveis. Apenas o Titan pode mergulhar fundo o suficiente para alcançar os destroços do Titanic.
A prática de visitar os destroços do Titanic, que ficam a 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá, é relativamente comum. O mergulho até 3.800 metros, incluindo a descida e a subida, leva cerca de oito horas.
O Titanic foi o maior navio da sua época e bateu em um iceberg logo na sua primeira viagem, que partiu de Southampton, Inglaterra, a Nova York em 1912. Das 2.200 pessoas a bordo, mais de 1.500 morreram. Os destroços da embarcação foram descobertos em 1985.
Portal Guaíra com Olhar Digital