Quando a metade da laranja pesa mais que várias laranjas inteiras juntas a surpresa é instantânea. Severo e Maria Wolaniuk, donos de um sítio em Rio Claro do Sul, distrito de Mallet, no sudeste, foram surpreendidos com laranjas gigantes de 2,160 quilos no quintal.
O casal conta que a história começou há doze anos, a partir de uma semente dada pelo filho. No início, a semente foi plantada em um vaso e, à medida que a planta foi crescendo, foi transferida para o chão.
Apesar do tempo de plantação, o pé só deu fruta este ano. Porém, a espera compensou.
“Até oito anos ela não floria, depois por três anos ela floriu e esse ano que ela segurou a flor e produziu, 2.160 kg”, conta Maria.
A agrônoma Maria Paulina Salles explica que a “laranja gigante” da propriedade do casal se trata de uma laranja cidra. De acordo com a especialista, ela é bastante utilizada como porta-enxerto e não é uma espécie comum no Paraná, nem no Brasil.
“Por ser considerada um citrus verdadeiro, ela tem o sabor muito ácido e tem uma quantidade muito grande de pectina, ela é usada mais para fabricação de geleia”, explica Salles.
Casos como da família Wolaniuk são considerados isolados, segundo a especialista.
Portal Guaíra com informações do G1