RS – Pastor é preso por suspeita de abuso sexual de adolescente de 12 anos durante curso de batismo

Um homem de 57 anos foi preso preventivamente na terça-feira (23) por suspeita de abuso sexual contra uma adolescente quando ela tinha 12 anos em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com a Polícia Civil do RS, o homem é pastor de uma igreja da cidade e teria cometido o crime em 2018, durante um curso de preparação para batismo do qual a menina participava.

A identidade dele não foi revelada pela polícia, mas o g1 e a RBS TV apuraram que se trata de César Luís Boa Nova Silveira. Em nota, a defesa de César afirma que a prisão “não possui fundamento fático e muito menos jurídico” e que ele “nega veementemente o ocorrido”.

O caso foi relatado somente em 2025, quando a vítima já tinha 19 anos. Ela passou por tratamento psicológico, pois desenvolveu transtornos de ansiedade e pânico. A denúncia teria acontecido após encorajamento dos profissionais.

Segundo o delegado Maurício Barison, que investiga o caso, o líder espiritual insinuava desejo sexual pela vítima durante todo o curso. No último dia de aulas, o homem teria dispensado os demais adolescentes e trancado a vítima no interior da igreja, onde supostamente praticou o abuso sexual.

Há investigação de outros supostos casos de abuso com pelo menos duas vítimas em investigação pela Polícia Civil.

Nota da defesa

“A defesa de César Luís Boa Nova Silveira, declara que a prisão preventiva ocorrida na data de hoje não possui fundamento fático e muito menos jurídico, ou seja, a prisão é desnecessária.

O representado nega veementemente o ocorrido, registra-se, que será demonstrado nos autos do processo, ao crivo da ampla defesa e do contraditório, sua inocência.”

Portal Guaíra com informações do G1

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

RS – Pastor é preso por suspeita de abuso sexual de adolescente de 12 anos durante curso de batismo

Outros dois casos de abuso supostamente cometidos pelo líder religioso são investigados.