O Município de Guaíra, por meio da equipe de Endemias da Secretaria de Saúde, realizou entre os dias 05 e 08 de maio de 2025 o 3º ciclo do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento é feito a cada dois meses e tem como objetivo identificar as regiões da cidade com maior presença de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O índice geral do município foi de 5,4%, valor acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de no máximo 1%. Esse número preocupa e acende um alerta para a população, que precisa redobrar os cuidados com recipientes que acumulam água.
Nesta atividade, foram vistoriados um total de 1.044 imóveis, e em 55 deles foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti, o que mostra a necessidade de intensificar as ações de combate.
Com base nesses dados, a equipe de Endemias irá reforçar os trabalhos nos bairros com maior incidência de focos, que inclui vistorias, orientações e ações de eliminação de criadouros.
Cinco bairros com maiores índices de infestação – 3º Ciclo LIRAa 2025
Localidade – Índice (%)
CITYPAR – 26,9%
VILA RICA – 10,4%
TANCREDO NEVES – 8,5%
ANTIGO LOTEAMENTO – 8,1%
VILA ALTA – 7,5%
A melhor forma de combater o mosquito da dengue é evitar água parada em casa, no quintal ou em terrenos baldios. Tampe tonéis e caixas d’água, limpe calhas, descarte corretamente pneus e outros recipientes que possam acumular água.
Portal Guaíra via Assessoria