Um dos três cães da raça cocker americano esfaqueados por um vizinho que se irritou com os latidos dos animais morreu na madrugada de terça-feira (19) em Florianópolis, segundo o tutor João Mário Dumoncel Hoff. Outro animal perdeu o baço e segue internado. A fêmea, menos ferida, teve alta.
O suspeito, de 18 anos, foi preso em flagrante por maus-tratos, conforme o delegado Cleber Tappi Serrano. O crime é inafiançável.
O ataque ocorreu no fim de tarde de segunda-feira (18), no Santa Mônica, um bairro nobre da capital catarinense. Os animais estavam sozinhos em casa. “Pulou o muro e esfaqueou os animais que durante um ano o irritavam”, resumiu o delegado.
Malo, o cão mais velho e pai dos outros dois feridos, não resistiu, informou o tutor. Ele tinha sido esfaqueado três vezes. Já Guapo, foi atingido duas vezes, enquanto a fêmea, Gaya, foi golpeada uma vez. Ambos seguem hospitalizados.
O suspeito admitiu ter esfaqueado os pets, segundo o delegado. A faca usada no crime foi apreendida.
“A vítima prestou depoimento e mencionou que o rapaz é uma pessoa tranquila, mas que a mãe do rapaz está com algum problema de vizinhança”, disse.
A mulher esteve na delegacia, mas não foi ouvida como parte envolvida pelo crime, informou Serrano.
O crime de maus-tratos contra animais tem pena prevista de dois a cinco anos de prisão, conforme Serrano.
O que diz o tutor
Hoff relatou que é tutor de uma família de quatro cachorros da raça cocker americano. Ele mora em uma casa germinada e tem problema há cerca de seis meses com uma vizinha que se incomoda com o barulho dos animais.
Os cães que foram feridos são pai e dois filhos. A mãe dos filhotes não estava na casa no momento do crime.
O tutor foi informado das agressões pela polícia. Ele estava na academia e voltou para casa. Imediatamente levou os animais feridos ao veterinário.