Uma casa de madeira foi parar em cima de um carro após ser arrancada pela força do vento em Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, na noite de sábado (20). Segundo a Defesa Civil, os moradores não estavam no local e ninguém ficou ferido.
A cidade de 1,6 mil habitantes, a menos populosa do estado, foi atingida por granizo e ventos fortes por volta das 21h, afetando cerca de 40 casas.
A Defesa Civil do município estima que as rajadas tenham ultrapassado 80 km/h, mas aguarda laudo oficial para confirmação.
A residência deslocada pelo vento ficou com um dos lados sustentado apenas pelo veículo, que segue embaixo do imóvel na manhã deste domingo (21), segundo Eduardo Frederichs, coordenador da Defesa Civil de Barra Bonita. O procedimento de retirada deve ocorrer quando a chuva passar.
Dentre os estragos registrados na cidade, há destelhamentos e quedas de árvores e postes de energia, deixando várias unidades consumidoras sem energia.
O município avalia se vai decretar situação de emergência, conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Mais estragos
Na cidade vizinha de São Miguel do Oeste, duas comunidades foram atingidas com quedas de árvores, destelhamentos e granizo, de acordo com a Defesa Civil local. O órgão contabiliza os estragos.
Norte de SC
Cidades no Norte catarinense também registraram ocorrências. Em Mafra, houve destelhamentos de imóveis residenciais e comerciais, além de quedas de árvores em áreas urbanas.
A Defesa Civil do município informou que atua no atendimento às famílias afetadas e na vistoria das áreas atingidas.
Árvores caíram sobre a via que liga Porto União a Canoinhas. A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel (PL), publicou um vídeo pedindo aos motoristas atenção redobrada ao trafegar na região.
Já a Defesa Civil de Joinville, cidade mais populosa do estado, emitiu um alerta, na tarde deste domingo, devido à possibilidade de chuva forte nas próximas horas.
Portal Guaíra com informações do G1