Um bezerro e cinco vacas morreram em meio a um temporal no interior de Planalto Alegre, cidade no Oeste de Santa Catarina. A prefeitura confirmou a informação nesta terça-feira (5) em meio ao mau tempo que atinge o município e desde a tarde de segunda (4).
Os temporais causaram mais estragos em Santa Catarina (leia mais abaixo). Um homem morreu após o carro em que ele estava ser atingido por uma árvore durante a tempestade e ventania em Jupiá, no Oeste, na segunda-feira (4). De acordo com a Defesa Civil estadual, a formação e avanço de uma frente fria causaram rajadas de vento de até 110 km/h.
O dono dos bovinos é um produtor rural de 50 anos. Ele tinha cerca de 40 animais na propriedade, na Linha Taquarinha.
No momento das mortes, eles se refugiavam da chuva e estavam próximos a árvores, conforme a prefeitura. Pelas primeiras informações, o grupo foi atingido por raios.
O temporal no município teve fortes ventos e raios no interior. À noite, o tempo já havia melhorado, de acordo com a prefeitura.
Após a confirmação da morte dos animais, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Planalto Alegre fez a limpeza do local e enterrou os bovinos.
Mau tempo em SC
Além da morte de um homem, outras três pessoas ficaram feridas após ocorrências envolvendo estragos causados pelo fenômeno em Balneário Camboriú e Itajaí, no Litoral Norte. Também houve registro de diversos estragos no estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, nesta terça-feira (5), que um tornado atingiu a zona rural de Santa Cecília, no Oeste, no domingo (3).
Em Canoinhas, no Norte, de acordo com informações dos Bombeiros Militares, houve destelhamento de casas, queda de árvores e fios da rede elétrica e de telefonia foram atingidos por placas.
Uma das cidades mais atingidas no Oeste foi Xanxerê, que teve ventos de 113 km/h às 16h e registrou destelhamentos. Em Chapecó, maior cidade da região, as rajadas chegaram a 96 km/h no mesmo horário.
As cidades do Sul e Serra também foram prejudicadas pelas fortes chuvas. Em São Joaquim, ao todo, foram nove pessoas resgatadas pela madrugada e manhã, entre elas duas crianças e um bebê, de residências tomadas pela água, que se elevaram com a cheia do Rio São Mateus.
Portal Guaíra com informações do G1