SC – Defesa Civil confirma tornado em região do Estado que teve casas destruídas e ventos de 100 km/h

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, na terça-feira (5), que um tornado atingiu a zona rural de Santa Cecília, no Oeste do estado, no domingo (3).

Conforme o órgão, a comprovação ocorreu através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido. A velocidade dos ventos na região chegou a 100 km/h.

O fenômeno foi registrado por volta das 23h de domingo, na comunidade de Anta Morta, e causou destruição de duas casas e quedas de árvores. Não houve feridos.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno foi registrado por volta das 23h, quando uma tempestade ganhou intensidade na região e adquiriu características de supercélulas, que são as tempestades que apresentam rotação.

Elas foram identificadas por imagens do radar meteorológico de Lontras, no Vale do Itajaí.

O órgão aponta que as tempestades foram favorecidas pela formação de uma frente fria associada ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, combinados também ao intenso fluxo de calor e umidade vindos do norte do país.

Diferente do ciclone que passou pelo Rio Grande do Sul, onde mortes foram confirmadas, os tornados não têm grande extensão territorial.

Conforme a meteorologista Elen Pelissaro, da Defesa Civil de Santa Catarina, os tornados se originam a partir de nuvens cumulonimbus com rotação.

“Essa rotação consegue, dependendo de outros ingredientes, descer até a superfície. Quando esses ventos que saem da base da nuvem , num topo mais alto, encostam na superfície, a gente classifica como tornado”, explicou.

Portal Guaíra com informações do G1

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

SC – Defesa Civil confirma tornado em região do Estado que teve casas destruídas e ventos de 100 km/h

Órgão detalha que comprovação em comunidade de Santa Cecília, no Oeste, ocorreu através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido.