O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Guaíra (CONSEG), com o apoio do Município de Guaíra, por meio da SEMST – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, SEDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, SEMAIM – Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Gabinete do Prefeito e Câmara Municipal, realizou na última sexta-feira (27) no salão comunitário do Maracaju dos Gaúchos, uma reunião que tratou sobre o projeto Guaíra Segura.
Na reunião foram abordados os seguintes assuntos:
Interligar as câmeras de monitoramento;
Sugestionar e defender tecnicamente que são necessários mais soldados da PM e BM e oferecer as forças de segurança, palestras, cursos de aperfeiçoamento, devido à nova real perspectiva da Ferroeste, Intermodal, Zona Franca, PRODESG, temas relacionados a globalização, com sugestão de cursos de línguas, devido ao município possuir agenda de eventos onde são recebidos estrangeiros, e ser rota do Mercosul.
Patrulha Rural Comunitária reativada foi o primeiro projeto apresentado. No início da década de 1990, Guaíra foi assolada por uma onde de roubos. Na ocasião foi selada uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e agricultores, então nasceu a Patrulha Rural com visão cooperativa e Comunitária trouxe excelente resultado para a comunidade. Novamente, o CONSEG fez um chamamento dos agricultores, sociedade civil e poder público para viabilizar recursos financeiros, de modo a efetivar as melhorias necessárias de infraestrutura, alimentação e humanas. A participação efetiva da comunidade produziu efeito imediato, mais segurança pública com ações efetivas de prevenção.
Criação da Companhia da PM, foi o segundo projeto apresentado. Primeiro ato é para que o Pelotão da PM seja transformado em Companhia. O segundo ato é que se aumente o efetivo de Soldados, para dar melhor assistência a população e principalmente a área comercial e rural. Criação da Companhia da PM em Guaíra é estrategicamente uma alternativa viável, e considera que o Pelotão está localizado em região de fronteira, atípica margeada pelo lago de Itaipu de fácil acesso ao País vizinho. A proposta é que Guaíra passe atender, os municípios de Mercedes e Porto Mendes, que hoje estão ligados a cidade vizinha, muito mais distante, proposta essa defendida pelo Município de Guaíra.
Projeto Plataforma Digital de Monitoramento foi o terceiro projeto apresentado. O objetivo da reunião foi abordar medidas sobre a implantação de ferramentas que tragam benefícios e resultados para a segurança e meios para implanta-las efetivamente em parceria entre o Poder Público, Conselho Comunitário de Segurança e a iniciativa privada. A tecnologia a ser usada no projeto, tem sido uma ferramenta importante no sucesso do trabalho das forças policiais. Após a plataforma digital de monitoramento, qualquer pessoa ou empresa pode disponibilizar as imagens de suas câmeras de segurança para o projeto gratuitamente. A plataforma digital, capaz de a identificação das placas veiculares, e ainda programar rondas virtuais. Todos os projetos apoiados pelo poder público e iniciativa privada.
Cinco cidadãos da comunidade foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados em prol da segurança, são eles:
— Heraldo Trento — Prefeito de Guaíra;
— Ermínio Vendrusculo — Fundador do CONSEG;
— Isidoro Furuya — Agricultor;
— Cesar Freitas — Diretor da GM;
— Joaquim de Araújo Sargento da Polícia Militar;
Para mais informações, entre em contato com a SEMST – Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, localizado no Passo Municipal, na Av. Coronel Otávio Tosta, nº 126, Centro, ou através do telefone (44) 3642–9955.
Portal Guaíra com Assessoria