Ruan dos Santos Martins, de 27 anos, suspeito de matar a companheira grávida Isabele Raiane de Bonfim, de 17 anos, se entregou à Polícia Civil (PC-PR) na quarta-feira (18), em Curitiba.
O crime aconteceu no dia 6 de junho, na zona rural de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O suspeito estava foragido e escondido em uma casa no interior do município, segundo a polícia.
Após se entregar, o suspeito foi levado até a delegacia de Rio Branco do Sul, prestou depoimento e ficou em silêncio. De acordo com o delegado Gabriel Fontana, o crime é tratado como feminicídio.
“Conversando com ele, informalmente, disse que essa entrega se deu por razão de ele ter visto que a polícia estava chegando perto e que não tinha mais o meio de locomoção dele, que era um cavalo”, disse o delegado.
Isabele estava grávida de oito meses quando foi morta. O bebê também morreu.
A polícia descobriu que ele usava um nome falso e já era foragido por matar a sogra, o cunhado e o primo, em maio de 2023, em Reserva, na região dos Campos Gerais.
A defesa de Ruan informou à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, que não vai comentar sobre a entrega do suspeito à polícia.
O advogado da família de Isabelle disse, em nota, que cabe à Justiça assegurar que ele responda por todos os atos.
Homem era recluso e não gostava de fotos
Segundo o advogado Jean Campos, que representa a família de Isabele, o homem tinha um comportamento recluso e não gostava de aparecer em fotos. A versão foi confirmada por parentes da jovem em depoimento à polícia.
Conforme os familiares, o homem escondia detalhes sobre o passado e não falava da família. Ele se apresentava apenas como Gabriel, mas nunca informou o nome completo ou mostrou qualquer documento.
“Esse nome despertou o interesse das investigações, uma vez que ele era um indivíduo muito recluso, não gostava de tirar fotos com a sua convivente, escondia muita coisa do seu passado”, disse o delegado.
Conforme o delegado, durante a investigação, a corporação recebeu uma informação de que o suspeito de matar Isabele era parecido com um homem responsável pelo triplo homicídio ocorrido em Reserva. Ele pediu o confronto de imagens e um laudo de compatibilidade de fotografias atestou que os dois eram a mesma pessoa.
Adolescente foi assassinada com um tiro na nuca
Segundo o delegado, as equipes policiais foram acionadas na última sexta-feira (6) para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após uma denúncia de disparo de arma de fogo na zona rural de Rio Branco do Sul.
No local, os policiais encontraram a jovem com um tiro na nuca. Ela e o bebê morreram.
A família de Isabele disse em depoimento, segundo o delegado, que Ruan teve uma crise de ciúmes, ao duvidar da paternidade do bebê que a adolescente esperava.
“Informações preliminares em oitivas com familiares da vítima e testemunhas dão conta de que ela estava em um relacionamento conturbado e que, ao longo dos últimos meses, a situação veio se agravando com diversas brigas e discussões entre o casal”, relatou o delegado.
Portal Guaíra com informações do G1