Ao discursar na Festa do Peão de Barretos no último sábado (23), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aproveitou o momento para relembrar quando esteve no festival pela primeira vez, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022, quando ambos estavam em campanha eleitoral.
“A emoção que eu senti quando eu entrei pela primeira vez aqui com o presidente Bolsonaro”, disse o governador ao levantar um boneco com o rosto do ex-presidente no palco.
“Com essa pessoa que fez tudo por mim, que me abriu portas e que está passando por uma grande injustiça”, falou em referência ao processo enfrentando por Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal), por suposta participação e articulação de um plano de golpe de Estado.
Na sequência, Tarcísio ponderou que o momento pode ser de humilhação que, “traz tristeza”, mas que “o tempo vai trazer a justiça”.
“Se a humilhação traz tristeza, o tempo vai trazer a justiça e eu tenho certeza que a justiça chegará. A justiça chegará e eu tenho certeza, certeza que esse Brasil vai se encontrar com seu futuro, vai se encontrar com a sua vocação e a vocação do Brasil é ser grande”, completou.
Tarcísio estava ao lado dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União) e também de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Mais tarde, em conversa com jornalistas, os três falaram sobre um “pacto” para a eleição de 2026, em que Bolsonaro não poderá sair como candidato por estar inelegível até 2030.
“Nós temos aqui um pacto entre nós. Todos os governadores são governadores experientes. Aquele que chega lá vai saber, com a competência que tem, botar ordem no Brasil. Não tenha dúvida disso”, declarou Caiado, que é pré-candidato ao Planalto.
Na sequência, concordando com a fala, Tarcísio — apontado como um dos possíveis nomes para substituir o ex-presidente na disputa — adicionou: “Eu tenho certeza que a direita tem excelentes nomes para o Brasil.”
Portal Guaíra com informações da CNN