No último sábado (17), um advogado foi vítima de um grave ataque a faca em sua residência no Jardim La Salle, em Toledo. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o advogado foi surpreendido por um agressor ao abrir o portão de sua casa, sendo atingido por três golpes no pescoço, tórax e abdômen.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro imediato à vítima, que foi encaminhada em estado grave ao hospital, onde permanece internada. A esposa do advogado, que presenciou o crime, relatou à polícia que o motivo do ataque seria um descontentamento de um cliente em relação a um processo no qual o marido atuava como advogado.
A Polícia Militar identificou o endereço do suspeito, porém, ao realizar buscas na região com o apoio da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e do Coordenador de Policiamento da Unidade (CPU), não obteve êxito em sua captura.
O caso foi registrado na 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP) e será investigado pela Polícia Civil (PCPR), que busca esclarecer as circunstâncias do atentado e localizar o agressor.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Toledo, assim como a OAB Paraná, emitiram notas repudiando veementemente o ataque ao advogado. Ambas as entidades ressaltaram a importância do exercício da advocacia para a promoção da justiça e defesa dos direitos dos cidadãos, e exigiram uma rigorosa apuração dos fatos por parte das autoridades competentes.
A OAB – Subseção de Toledo está acompanhando de perto o caso e ofereceu apoio e solidariedade ao advogado e seus familiares, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos humanos, da democracia e da segurança e integridade dos advogados.
O episódio chocante representa uma grave ameaça ao Estado de Direito e destaca a necessidade de medidas efetivas para garantir a segurança dos profissionais da advocacia e o respeito à liberdade profissional.
A sociedade toledana espera que a polícia elucide rapidamente o caso, trazendo justiça para a vítima e prevenindo futuros incidentes dessa natureza.
Nota de repúdio
A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Toledo, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao atentado perpetrado nesta data, 17 de junho de 2023 contra advogado vinculado à esta Subseção.
Houve a identificação do provável autor e pelas informações preliminares, o fato decorreu de possível descontentamento de resultado processual.
Inadmissível um ataque dessa natureza, pois o exercício da advocacia é fundamental para a promoção da Justiça e da defesa dos direitos dos cidadãos. O sórdido fato ocorrido é uma grave ameaça ao Estado de Direito e à democracia, além de ferir a liberdade profissional e o direito à segurança de todos os advogados, sem exceção, bem como o marco civilizatório deve sempre progredir, nunca o reverso!
A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Toledo está acompanhando o fato, pois a advocacia é uma atividade essencial para a sociedade ocasião em que Subseção reafirma seu compromisso para com a defesa dos direitos humanos e da democracia, bem como, a segurança e a integridade dos/as advogados/as.
Por fim, a Subseção de Toledo reforça sua solidariedade ao advogado vítima deste covarde ataque, colocando-se à disposição para prestar todo o apoio necessário.
As informações são do Portal24