Após audiência de custódia realizada no domingo (23) — em que a prisão preventiva foi mantida — o ex-presidente Jair Bolsonaro aguarda agora a manifestação da Supremo Tribunal Federal (STF) através da Primeira Turma do STF, que irá julgar se confirma ou não a ordem de prisão monocrática proferida pelo ministro Alexandre de Moraes.
A sessão acontecerá em plenário virtual, das 8h às 20h desta segunda-feira (24), conforme decisão do presidente do colegiado, o ministro Flávio Dino.
Integrantes da Primeira Turma são: Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux solicitou transferência para a Segunda Turma no final de outubro, o que retirou do colegiado a única voz até então considerada dissidente. Como resultado, especialistas avaliam uma alta probabilidade de votação unânime para manter a prisão preventiva.
De acordo com o STF e reportagens especializadas, o pedido de prisão preventiva foi fundamentado no risco de fuga e no possível esvaziamento das medidas cautelares previamente impostas.
Assim, hoje será decisivo: se a Primeira Turma ratificar a decretação feita por Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro permanecerá preso; caso contrário, a prisão preventiva será revogada ou substituída por outras medidas cautelares.
Redação Portal Guaíra





