O último final de semana foi marcado pela realização do 2º maior evento da cidade de Guaíra, e um dos maiores no segmento de pesca esportiva no Estado.
O 29º Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, reuniu 160 equipes e mais de 600 competidores que deram uma show de animação e pescaria durante o sábado (21) e domingo (22) no Centro Náutico Marinas.
O torneio iniciou no sábado (21) com uma grande “barqueata”. O trajeto passou por alguns pontos turísticos de Guaíra, como o Museu 7 Quedas, Igreja Nuestro Señor Del Perdón, Praça do Japão Mitsuaki Shiomi com retorno ao Centro Náutico Marinas.
O Município de Guaíra via SEMTEC – Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, SEMAIM -, participou nos dias 21 e 22 de novembro do 29º Torneio Internacional de pesca Esportiva de Guaíra, realizado pelo Hospital Assiste Guaíra.
Após a “barqueata” O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica. O governador também devolveu ao Rio Paraná cerca de 30 peixes nativos dentro do programa Rio Vivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Destinado a fortalecer empreendimentos voltados ao turismo náutico e pesqueiro no Estado, o novo programa foi desenvolvido pela Fomento Paraná, em parceria com a Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da Sedest, Secretaria do Turismo (Setu) e Federação Paranaense de Pesca Esportiva (Fepap). Os recursos da nova linha são do Fungetur/Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).
O Governador ainda realizou o sorteio de uma carretinha para barco de 6 metros. Em seguida foi realizado a entrega dos kits e logo após foi servido um jantar de confraternização. E para abrilhantar a noite a cantora Anna Carolina realizou uma bela apresentação cultural com diversos estilos musicais.
No domingo (22) os portões do Centro Náutico marinas se abriram ás 04h00 para que os competidores e amantes da pesca pudessem acomodar seus barcos no cais para a grande largada.
Ás 06:00 foi servido um delicioso café da manhã colonial, em seguida, foi executado o Hino Nacional Brasileiro com hasteamento dos pavilhões . O padre Nelton Hemkemeier da Paróquia Nossa Senhora Aparecida deu a bênção aos barqueiros, em seguida teve o juramento dos Atletas, realizado por Layla Dantas, garota propaganda do torneio de 2023 e competidora em duas equipes, Família na Pesca e Mulheres da Pesca. Em seguida houve o sorteio de mais um barco e a grande largada que reuniu quase 200 competidores.
O almoço foi servido pontualmente ás 12h00, nas colônias brasileira e paraguaia, o cardápio foi boi no rolete, pintado na telha, arroz e uma diversidade de saladas.
Às 14h30 o palco do torneio sorteou mais de 5 mil reais em prêmios para as mulheres inscritas na pesca. Essa ação inédita é um reconhecimento ao número crescente de mulheres que se tornaram amantes da pesca esportiva. Depois foi a vez da emoção de conhecer os ganhadores dos troféus em cada uma das 4 categorias do torneio e também , das equipes que pescaram os maiores exemplares. Muita emoção e marcou o sorteio de 3 barcos de alumínio de 6 metro, 3 motores 15HP da Yamaha e 1 carretinha para barco da Carrocerias SP. Para encerrar com chave de ouro o grupo Us Meninos do Pagode, iniciaram a apresentação cultural da tarde com muita música animada.
Confira os ganhadores dos prêmios:
Sorteio geral, 1 motor e 1 barco: Equipe 115 – “Tá Doido É”;
Ganhador de 1 motor: Equipe 124 – “Atual Modas”;
Ganhador de 1 motor: Equipe 116 – “Avalanche”;
Ganhador de 1 barco: Equipe 64 – “Véio do Rio”;
Ganhador de 1 barco: Equipe 144 – “Sehn 100%”;
Ganhador de 1 barco: Equipe 83 – “Imobiliária Avaliar”;
Ganhador de 1 carretinha: Equipe 80 – “Nelson Chaveiro”;
Ganhador da carretinha da barqueata: Equipe 117 – “Tiger E Amigos”.
Confira a classificação final do Torneio de Pesca Esportiva de Guaíra 2023:
Categoria Tucunaré:
1º – Peska Sport;
2º – Art Pesca Salto;
3º – Os bagual;
Categoria Tucunaré, maior exemplar:
1º Os Bagual;
Categoria Dourado:
1º – To de boa;
2º – Os bagual;
3º – Jacaré Guasu;
Categoria Dourado, maior exemplar:
1º To de Boa;
Categoria Piapara, Piracanjuba, Piauçu, Pacu, Piau 3 Pintas:
1º – MBARETE;
2º – Os Criticoso;
3º – Mussi Oliveira;
Categoria Piapara, Piracanjuba, Piauçu, Pacu, Piau 3 Pintas, maior exemplar da espécie Piauçu:
1º – Pai do Rio;
Categoria Jau, Pintado, Armado, e Barbado:
1º – Matusalem 3;
2º – 100% Sehn;
3º – Só Paiaçada;
Categoria Jau, Pintado, Armado, e Barbado, espécie Jau:
1º – Matusalem 3.
Para mais informações entre em contato com a Diretoria de Turismo, localizada no Centro Náutico Marinas, em frente as quadras do Complexo de Quadras Abel Lourenço, ou pelo telefone (44) 3642–4426.
Portal Guaíra via Assessoria