Jair Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), em sua residência em Brasília, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A ordem atende à execução da pena de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado e ataques ao Estado Democrático de Direito, após a eleição de 2022.
A prisão ainda é preventiva, já que o prazo para os últimos recursos da defesa termina na próxima segunda-feira. Depois disso, o caso tramita para o trânsito em julgado e ocorrerá o início do cumprimento das penas.
A operação mobilizou equipes da PF desde as primeiras horas do dia. Ainda há divergências sobre se a prisão cumprida nesta manhã tem caráter preventivo ou já configura início do cumprimento da pena em regime fechado, ponto que deve ser esclarecido ao longo do dia.
A defesa de Bolsonaro tenta reverter a decisão e solicitou que o ex-presidente cumpra a pena em regime domiciliar, alegando problemas de saúde e histórico médico delicado. O pedido está sob análise do Supremo.
Bolsonaro foi condenado pelo STF em setembro de 2025, em processo que investigou sua participação em uma articulação para permanecer no poder após a derrota eleitoral, incluindo pressão sobre instituições e tentativa de invalidar o resultado das urnas.
Redação Portal Guaíra





